Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Embrapa/PR: estudo aponta que agricultores devem destinar 28% das áreas à preservação

Publicado

em

Agricultores paranaenses se comprometeram a destinar 27,9% das áreas de suas propriedades rurais à preservação ambiental, aponta estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Territorial com base no banco de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgado hoje pelo Sistema Ocepar.

No levantamento, a Embrapa Territorial calculou a dimensão das áreas dedicadas às Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal e vegetação excedente, um trabalho que durou dois meses. “Verificamos os dados em mais de 370 mil imóveis rurais cadastrados no Paraná. Essas propriedades ocupam uma área total de 14,5 milhões de hectares, sendo que os agricultores se comprometem a dedicar 4 milhões de hectares para a preservação ambiental”, informou o técnico da Embrapa Territorial Carlos Alberto de Carvalho.

O pesquisador ressalta que os dados do CAR mostram a intenção dos agricultores com relação à preservação. “Esse trabalho é declaratório: o produtor rural, ao fazer o CAR, informou onde vai ser sua reserva legal, onde vai ser sua área de APP, onde ele tem vegetação excedente, e se comprometeu administrativamente e juridicamente a preservar e manter as áreas. É um ato declaratório, não quer dizer que tudo está coberto de vegetação, mas significa que os proprietários rurais se comprometeram a isso e serão monitorados pelas instituições fiscalizadoras”.

Segundo o técnico da Embrapa, no Brasil o porcentual de áreas dentro de propriedades agrícolas dedicado à preservação é de 20%, o que equivale a 160 milhões de hectares.

*Texto extraído da coluna Broadcast do Agro.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading