Home Sem categoria Feplana participa de evento na Embrapa sobre crédito de carbono (CBios)
Sem categoria

Feplana participa de evento na Embrapa sobre crédito de carbono (CBios)

Share
Share

Nesta quarta-feira (28), a Embrapa Meio Ambiente, em Jaguaríuna/SP, começa a 1ª etapa em busca da criação de um crédito de carbono para o setor produtivo através da fabricação do etanol no Brasil, combustível menos poluente à atmosfera que a gasolina. O etanol consta na relação de produtos a ser valorizados no Programa Nacional de Biocombustível (Renovabio). A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) é uma das entidades que participará dessa 1ª reunião de Validação da RenovaCalc – ferramenta oficial do Renovabio responsável por definir parâmetros da captação e quantia do carbono sequestrado da atmosfera por cada biocombustível a fim de definir tal crédito por cultura agrícola.

O I Workshop de Validação da RenovaCalc é organizado pela Diretoria do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, a Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos da a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e o Centro Nacional de Monitoramento e Avaliação de Impactos Ambientais da Embrapa Meio Ambiente. Foram os representantes desses órgãos que convidaram a Feplana e demais entidades dos setores produtivos. 

“O nosso objetivo é apresentar a RenovaCalc ao setor produtivo e colher sugestões para sua melhoria”, realçam os órgãos no convite à Feplana. Nesta quarta, o evento será voltado só para o setor sucroenergético e, amanhã, especifico para setores de biodiesel, bioquerosene e biogás.

“Antes da definição final sobre o RenovaCalc, outros encontros devem ocorrer este ano. É possível que seja realizada em Brasília e em outras regiões “, acredita Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana. No entanto, o dirigente realça a importância da participação nesta primeira para acompanhar os processos iniciais de modo a compreender todo o procedimento para a definição dos respectivos parâmetros de captação do gás carbônico por meio do etanol, ou melhor, da não emissão em comparação à gasolina, bem como os mecanismos para converter em créditos de carbono (certificados “CBios”) e assegurar o benefício aos produtores de cana .

O evento na Embrapa é voltado para setores agrícolas/industriais que compõem a cadeia produtiva de etanol e biodiesel, além de técnicos nas áreas de sustentabilidade. Na programação, dentre alguns dos temas de hoje será debatida a resolução da Agência Nacional do Petróleo sobre o processo de certificação/inspeção do Renovação. Na ocasião, ainda será abordado sobre a contabilidade da intensidade dos biocombustíveis no Renovabio, bem como os pré-requisitos para entrar neste programa, além da demonstração de estudos de casos sobre o RenovaCalc. Haverá ainda a exposição da variação das rotas do etanol.

Share
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...