Home Sem categoria Sinais apontam para alta probabilidade de fase excedente durar mais de uma temporada
Sem categoria

Sinais apontam para alta probabilidade de fase excedente durar mais de uma temporada

Share
Share

Os primeiros sinais do mercado apontam para uma “alta probabilidade” de a fase atual de excedente da produção mundial de açúcar durar mais do que uma temporada, segundo a Organização Internacional do Açúcar (OIA). No Relatório Trimestral Market Outlook, divulgado há pouco pela entidade que tem sede em Londres, a estimativa é de um superávit da commodity de 5,15 milhões de toneladas no ciclo 2017/2018, que começou em outubro do ano passado e vai até setembro próximo. “O superávit global pode ser até mesmo um pouco maior do que foi assumido nos estágios iniciais da safra”, cogitou a instituição.

A Organização lembrou que no relatório de novembro já havia sugerido que mesmo um aumento da participação do etanol no mix de produção brasileira poderia apenas conseguiu reduzir o excedente mundial em 2018/19 em vez de levar o abastecimento mundial de açúcar a um déficit até pelo menos meados de 2019. O País é o maior produtor e exportador da commodity.

“Ainda acreditamos que a fotografia principal da atualidade não parece promissora e o aumento sustentado dos valores do mercado mundial parece bastante improvável”, avaliou. Desde novembro, a OIA vem ressaltando que os fundamentos 2017/18 não apoiam uma alta dos preços mundiais. A queda de 20 centavos de dólar por libra-peso em janeiro de 2017 para o nível atual, abaixo de 14 centavos de dólar por libra-peso, são a confirmação disso, conforme a Organização.

O relatório salientou que, mesmo quando os Estados Unidos aumentaram as taxas de juros e implementaram a reforma tributária, favorecendo empresas e o crescimento econômico, o dólar caiu, com a fraqueza associado a uma recuperação da economia global – com maior crescimento na zona do euro e em mercados emergentes. O preço diário do açúcar (ISA) diminuiu quase 5%, com a apreciação do euro e do Baht tailandês, segundo a entidade. 

*Texto extraído da coluna Broadcast do Agro.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Share
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...