Sem categoria
Unica: consumo de etanol hidratado atingiu em janeiro recorde para o mês
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou nesta segunda-feira, 5, que o volume de etanol hidratado consumido em janeiro de 2018 atingiu 1,37 bilhão de litros, o maior já registrado para o primeiro mês do ano. Segundo dados compilados pela entidade, a partir da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o volume consumido do biocombustível utilizado diretamente nos tanques de veículos flex ou a álcool foi 55,3% maior que o de igual período de 2017.
Com isso, a participação do etanol hidratado e anidro (misturado à gasolina) na matriz de combustíveis de veículos de passeio e carga leve (ciclo Otto) atingiu 43,2% em janeiro. “Esse porcentual é o maior desde novembro de 2015, período em que o índice atingiu 44%”, informou a Unica. Mesmo com a demanda em alta, a paridade média entre etanol hidratado e gasolina foi de 71% em janeiro, acima dos 70% de viabilidade econômica para o biocombustível, que tem menor poder calorífico ante ao fóssil.
Mas a Unica avalia que a diferença de preços absolutos entre hidratado e gasolina de R$ 1,21 por litro a menos para o renovável – a maior já observada em relação ao mesmo período – favoreceu o etanol. “Isso resulta em um cenário inédito de preços para o mês, tendo cerca de 60% dos municípios amostrados no país com uma relação de preços acima de R$ 1,00 por litro, sendo um importante indutor de competitividade do etanol hidratado mesmo durante o período de entressafra”, relatou a entidade.
As vendas de gasolina C (gasolina pura mais etanol anidro) totalizaram 3,38 bilhões de litros em janeiro, redução de 9,05% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Cadastre-se e receba nossa newsletter