Home Sem categoria Começa a safra da cana em São Paulo e as usinas decidem se vão produzir mais álcool ou mais açúcar
Sem categoria

Começa a safra da cana em São Paulo e as usinas decidem se vão produzir mais álcool ou mais açúcar

Compartilhar

O presidente do CEISE Br, Aparecido Luiz, fará parte da mesa de abertura do Simpósio “Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-Açúcar no Brasil”, ao lado de Celso Moretti, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa; Miguel Ivan Lacerda, diretor de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME); de Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura de São Paulo; além de personalidades políticas e lideranças setoriais. O evento acontece no dia 15 de março, no Centro de Convenções do IAC, em Ribeirão Preto (SP).

“O setor sucroenergético está entrando em uma fase muito importante de retomada, depois de uma crise sem precedentes, que atingiu todos os elos da cadeia nos últimos anos. Por isso, esse é o momento ideal para estudar e definir estratégias que o levem a um crescimento sustentável, principalmente porque agora temos o respaldo do RenovaBio, que reconhece o papel dos biocombustíveis na matriz energética brasileira”, ressalta Luiz.

O simpósio visa discutir o sistema de produção atual e as perspectivas para o setor sucroenergético, programas de melhoramento genético e biotecnologia, além das novas tecnologias para a cultura da cana-de-açúcar. Pesquisadores, produtores e especialistas ainda vão debater a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva e os principais desafios, compartilhando experiências de várias instituições públicas e privadas focadas em pesquisas, produção e criação de políticas públicas.

O evento é realizado por uma rede de instituições públicas, formada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab) e a equipe do Programa Plurianual Integrado de Pesquisa e Desenvolvimento em Cana-de-Açúcar – Pluricana, ligado à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site, limitadas a 350 participantes. A programação completa também está disponível aqui.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...