Home Sem categoria Novo sulcador de máquina automatizada melhora resultados do plantio da cana
Sem categoria

Novo sulcador de máquina automatizada melhora resultados do plantio da cana

Compartilhar

Os benefícios para o preparo do solo na linha de cana, proporcionados pelo sulcador com dispositivo destorroador, novo acessório da Plantadora de Cana Picada – PCP 6000 Automatizada, serão abordados na palestra do engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, durante o 20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar. O evento, que é uma realização do Grupo IDEA, acontecerá nos dias 21 e 22 de março em Ribeirão Preto, SP. 

Esse novo recurso da máquina automatizada da DMB, que terá lançamento comercial na Agrishow 2018, vai possibilitar a eliminação de ondulações no terreno e torrões, criando condições adequadas para a melhoria da brotação, redução de falhas no canavial e diminuição da quantidade de mudas utilizadas no plantio. O aprimoramento do preparo do solo para o plantio, com o desenvolvimento do novo implemento, se tornou viável após muito trabalho da área de Engenharia da DMB – revela o gerente de marketing. O sulcador com dispositivo destorroador está inclusive sendo testado com sucesso em usinas de São Paulo.     

A maneira de operar e as características do sulcador serão detalhadas por Auro Pardinho na palestra “Plantio mecanizado: um projeto de engenharia e qualidade”, que faz parte do painel “Novas tecnologias de máquinas e equipamentos canavieiros”.

Segundo ele, o seminário de mecanização do Grupo IDEA é um ambiente muito propicio para a apresentação de novas tecnologias, porque os participantes são produtores de cana, profissionais de usinas, incluindo gestores, que estão em busca de informações úteis e práticas voltadas às atividades diárias. Para o evento deste ano, que comemora o vigésimo aniversário, estão sendo aguardadas aproximadamente 800 pessoas.

O seminário tem acompanhado há duas décadas a evolução da mecanização no processo de produção canavieira. O próprio Pardinho já relatou, por exemplo, em palestras realizadas no evento, as mudanças que ocorreram no plantio até o lançamento da Plantadora de Cana Picada – PCP 6000 Automatizada, que aconteceu em 2014, e o desenvolvimento do sulcador com dispositivo destorroador, que está sendo disponibilizado para o mercado em 2018.

“Há vinte anos a DMB tinha, em seu portfólio, plantadoras de cana inteira e a PCP 4000 (para cana picada), que era uma máquina pequena. O interesse pelo plantio mecanizado, na época, era muito pequeno. O mercado tinha disponibilidade de mão de obra e não existiam normas regulamentadoras que proibiam o trabalho em cima de caminhões”, relembra.

Com o avanço da mecanização no plantio e na colheita, as mudanças passaram a ocorrer nos equipamentos de maneira significativa. “Em 2006, houve o lançamento da PCP 6000, uma plantadora maior, com maior autonomia, com cabine climatizada para o operador”, detalha.

Em relação aos adubadores, a evolução foi também bastante significativa neste período. “Quando começou o seminário de mecanização, para a cana soca predominava o cultivador São Francisco que fazia a escarificação no meio da linha e aplicava o adubo. A maioria das usinas e produtores tinha cana queimada. Depois, surgiram os adubadores de disco, que já representaram um avanço, pois aplicavam o adubo de forma mais adequada”, conta.

Em seguida, houve o lançamento de implementos nessa área – destaca – que permitem maior versatilidade. “Agora, temos adubadores que enterram o fertilizante ou distribuem um nutriente em profundidade e jogam outro em superfície. Há também os adubadores que possibilitam a distribuição de calcário na mesma operação”, diz.

Em vinte anos, a mecanização mexeu com diversas questões que envolvem o processo de produção de cana, como desenvolvimento e alocação de variedades, incidência e manejo de plantas daninhas, modificações em colhedoras – exemplifica.

“Com o corte mecanizado de cana crua, surgiram novas pragas nos canaviais. Em decorrência disto, houve necessidade de aplicadores de inseticida em soqueira e voltou a ser utilizado em larga escala o eliminador de soqueira para o controle de pragas na época de reforma, principalmente, do Sphenophorus”, diz.

O desenleirador também passou a ser usado para afastar a palha da linha da cana, com o objetivo de minimizar o ataque da cigarrinha das raízes – constata.

De acordo com Pardinho, além de retratar essas e outras mudanças ocorridas no processo de produção por meio de palestras, o evento do Grupo IDEA passou a demonstrar, nos últimos anos, as novidades tecnológicas em uma feira de equipamentos, que faz parte da programação do seminário.

O evento deste ano continuará acompanhando as mudanças na mecanização, divulgando e debatendo as melhores tecnologias de produção canavieira. Haverá também a entrega do prêmio “Usinas campeãs de produtividade agrícola”, que é uma iniciativa do Grupo IDEA e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Outras informações e a programação completa do seminário estão disponíveis no site: www.ideaonline.com.br

Serviço:

20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar

Data: 21 e 22 de Março de 2018
Local: Centro Taiwan de Eventos – Ribeirão Preto – SP
Mais informações: 16 3211 4770
E-mail: eventos@ideaonline.com.br

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...