Conecte-se conosco
 

Sem categoria

ORPLANA terá participação expressiva no 5º AgroEncontro

Publicado

em

Entidade será responsável, por exemplo, pelo painel que debate o futuro do produtor de cana-de-açúcar

A Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA) terá uma expressiva participação na quinta edição do AgroEncontro, um dos maiores eventos do setor canavieiro, que acontece entre 10 e 13 de abril, na Fazenda Experimental da Ourofino, em Guatapará, SP. O AgroEncontro é uma iniciativa idealizada pela Ourofino Agrociência.

O gestor executivo da Orplana, Celso Albano, coordenará o painel “O futuro do produtor de cana-de-açúcar”, que ocorrerá nas quatro manhãs do evento, sendo que a cada dia haverá uma cooperativa “madrinha”. Na terça-feira (10/04), por exemplo, o painel contará com a presença dos produtores de associações da área de abrangência da Coplacana.

Segundo Celso Albano, serão abordados várias questões que envolvem gestão da atividade, riscos do negócio, mercado de açúcar e etanol, Consecana, os benefícios do RenovaBio ao Produtor, necessidade imediata de soluções para renovação de canaviais, e o “que está sendo feito pelo futuro que se vislumbra para o produtor de cana”. Para participar dos debates, serão convidados os presidentes da cooperativa madrinha do dia e das associações vinculadas a ela.

“Vamos replicar os mesmos assuntos para públicos diferentes”, comenta. A programação do AgroEncontro inclui ainda a participação da Coplana na quarta-feira (11/04); da Coopercitrus na quinta-feira (12/04) e da Copercana na sexta-feira (13/04).

Durante o painel do AgroEncontro, o gestor executivo da Orplana falará também sobre os três programas, que são os pilares da atuação da entidade: o Muda Cana, o SegmentaCana e o Fórum da Cana. Ele abordará inclusive a nova configuração do Muda Cana – iniciativa da Orplana voltada à capacitação dos produtores – que será mais abrangente a partir da implantação de duas plataformas digitais: a Farming Solution (engajamento) e a de capacitação ou de Ensino a Distância (EAD). 

“O produtor do futuro precisa absorver e assimilar as ferramentas digitais, de maneira que superem obstáculos de aprendizado e transformação”, observa. Além disso, o Muda Cana terá um trabalho de extensão que possibilitará o acompanhamento no campo das demandas do produtor em relação a diversas práticas. 

Outro programa da Orplana, que será detalhado no AgroEncontro, é o SegmentaCana, que tem o objetivo de entender os diversos perfis de produtores, conforme o tamanho, produção, controle de operações, a forma de atuação – afirma Celso Albano. “O pequeno, o médio, o médio-grande e o grande têm necessidades diferentes”, diz.

O SegmentaCana fornecerá subsídios e indicadores para a capacitação e o processo de melhoria contínua do Muda Cana e também para os debates técnicos do Fórum da Cana. Os três programas da Orplana estão interligados – ressalta.

“O futuro do produtor de cana-de-açúcar” tem sido o tema norteador de iniciativas da Orplana este ano, inclusive dos debates do Fórum da Cana, que ocorre mensalmente durante o mesmo dia das reuniões do Conselho da Orplana. “Coaching para a liderança” e “Condomínios de produção e consórcio de ativos” estão entre os assuntos já abordados.

Reimagine Agro – A Orplana está sendo responsável pela primeira jornada de discussão, que tem também como tema “O futuro do produtor de cana”, da plataforma Reimagine Agro, que será lançada durante o AgroEncontro, para estimular o debate em torno de questões importantes para o desenvolvimento da agricultura.

Com dois espaços de colaboração (jornadas e comunidades), essa ferramenta gratuita possibilita que produtores, consumidores, pesquisadores, empresas de tecnologia, fabricantes de insumos, estudantes, universidades e instituições governamentais promovam discussões sobre os principais desafios do setor agropecuário no país.

O protagonismo da Orplana no AgroEncontro não para aí. A entidade estará promovendo juntamente com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, a Agrocana Road Show, que é uma versão itinerante da feira que ocorre anualmente em Sertãozinho, SP, com palestras sobre diversos temas relacionadas à gestão e ao processo de produção de cana.  

Importante para o debate de vários assuntos e para a difusão de conhecimento e novas tecnologias, o AgroEncontro possibilita o atendimento individual e informal do produtor de cana, segundo Celso Albano. A Orplana fará, durante o evento, a distribuição de material referente às três iniciativas – Muda Cana, Segmenta Cana e Fórum da Cana – que são consideradas as áreas de concentração de suas atividades a partir deste ano. 

Serviço:
5° AgroEncontro
Data: 10 a 13 de abril
Horário: das 7h30 às 15h
Endereço: Fazenda Experimental da Ourofino – Rod. Mário Maziero Km 6,5 – Guatapará (SP).
Informações: www.agroencontro.com.br

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading