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John Deere lança Conectividade Rural na Agrishow 2018

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O recorde de produtividade alcançado pela agricultura brasileira em 2017 e a ótima expectativa para a safra 2018/2019 não são por acaso. A tecnologia aplicada no campo, aliada às boas condições climáticas, tem permitido que o agronegócio brasileiro cresça e é ponto-chave para os bons resultados da agricultura. De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), a estimativa é de que, até 2025, o impacto do uso de IoT (do inglês, Internet of Things) no campo alcance entre US$ 5 bilhões e US$ 21 bilhões.

Sempre atenta aos maiores desafios do agricultor brasileiro, a John Deere lança neste Agrishow uma solução inovadora para o maior deles: a falta de conexão no campo. Com o nome Conectividade Rural, a iniciativa pioneira levará acesso à internet aos produtores, preenchendo a lacuna de infraestrutura do País, para que as tecnologias destinadas a melhorar a agricultura possam ser utilizadas em todo o seu potencial. A iniciativa, em parceria com a Trópico – empresa dedicada ao desenvolvimento, produção e distribuição de modernos equipamentos de telecomunicações -, consiste na instalação de torres de transmissão de acordo com a necessidade de cada produtor, que permitirão que ele esteja conectado à internet, mesmo em locais onde as operadoras móveis não alcançam.

“O ‘Conectividade Rural’ representa a real conexão entre a lavoura, as máquinas e as pessoas. A partir dele, o agricultor pode transferir o escritório para o campo e integrar todas as plataformas e softwares da John Deere, além de programas externos, para gerenciar sua propriedade e seus colaboradores a qualquer momento e em qualquer lugar”, explica Paulo Herrmann. “Hoje, a conexão à internet já é tão importante quanto as estradas para o agronegócio, pois é a partir dela que podemos transportar as informações. E precisamos reforçar que a conectividade do campo é positiva não só para aqueles que vivem da terra, mas para toda a sociedade, que se beneficiará do aumento da produção de alimentos, para clientes, fornecedores e toda a cadeia produtiva”, completa.

Além disso, a companhia anuncia também o lançamento do Centro de Operações, uma plataforma de gerenciamento de dados online que integra informações agronômicas, de máquina e produção. O cruzamento de dados colhidos pelas máquinas durante o plantio, a aplicação de insumos e a colheita permite que o agricultor identifique oportunidades de redução de custos, de otimização da operação das máquinas, zonas de manejo etc, tudo de forma segura, centralizada e à distância. As principais funcionalidades disponíveis no Apex™ – outro importante software de gerenciamento de dados da John Deere – também serão disponibilizadas para o Centro de Operações, que receberá todo o backup do programa, com a vantagem de poder ser acessado de diversos computadores, em diferentes lugares, reunindo todos os dados da fazenda em uma interface intuitiva.

Para apresentar essas novidades ao público da Agrishow, o estande da companhia deste ano foi organizado de acordo com as diferentes fases de uma lavoura, dividido em quatro estações principais: preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita. Em cada uma das etapas, o visitante conseguirá visualizar a aplicação e os benefícios oferecidos pelo Centro de Operações, ao conectá-lo com o maquinário e outras soluções inteligentes e integradas da John Deere, e tudo funcionando on-line dentro do estande para mostrar como se dá a comunicação de máquinas e sistemas.

De acordo com estudo divulgado recentemente pela consultoria Berg Insight, o mercado global de agricultura de precisão deve chegar a oito bilhões de dólares até 2022. E o avanço da tecnologia da informação aplicada ao campo impulsionará ainda mais esse mercado, passando a ser o suporte que o agricultor precisa para otimizar sua produção. “O Centro de Operações, aliado ao Conectividade Rural, será peça-chave para transformar de vez a agricultura de precisão no que chamamos de agricultura de decisão: uma realidade em que o agricultor não precisará mais esperar até o fim do dia para tomar uma decisão, pois ele terá os dados em suas mãos para chegar a uma decisão mais assertiva, em tempo real, o que resultará em uma lavoura mais produtiva e rentável”, explica Paulo Herrmann.

Para fomentar a criação destas novas tecnologias, que irão trazer frutos não só para o produtor, mas para toda a cadeia produtiva e sociedade, a John Deere investe, diariamente, em todo o mundo, US$ 4 milhões em pesquisa e inovação, sempre buscando oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno na agricultura. No Brasil, a companhia inaugurou o CAPI (Centro de Agricultura de Precisão e Inovação), em Indaiatuba (SP), espaço em que integra sistemas produtivos e busca soluções diferenciadas, com base em inovação, para atender as necessidades de seus clientes.

A companhia também traz para a Agrishow 2018 mais de 30 equipamentos destinados à agricultura, pecuária, construção e florestal, além de serviços de Pós-Vendas e Financeiros. Com isso, a John Deere mostra mais uma vez seu amplo portfólio, que engloba ainda toda a cadeia de produção florestal, desde a silvicultura até o manejo de matéria prima, e a sua linha amarela, da divisão de Construção da companhia, que, além de sua participação crescente no setor de infraestrutura, também são exemplos de versatilidade e produtividade em operações agrícolas. Os 25 concessionários agrícolas e cinco distribuidores de Construção ficam no estande da John Deere durante toda a feira para atender os clientes, oferecendo condições especiais de vendas, bem como oportunidades de aquisição via Consórcio Nacional John Deere.

Futuro conectado

Em mais uma ação pioneira, a John Deere recebe pela primeira vez, em seu estande, 20 startups convidadas para transformar o seu espaço de um hectare na Agrishow em um ambiente de inovação e engajamento, ao mostrar a total integração entre a tecnologia e o campo, conectando máquinas agrícolas, soluções e pessoas.

As startups estarão no Espaço de Compartilhamento de Inteligência John Deere, onde seus representantes podem receber clientes, trocar ideias com especialistas e líderes da companhia e falar diretamente com os produtores para entender as reais necessidades do campo e propor soluções. Ao fim de cada dia, há uma apresentação para convidados sobre o trabalho que estão desenvolvendo nos mais diferentes temas de interesse dos agricultores, como controle de pragas e manejo da água.

A presença das startups vem ao encontro do conceito da companhia para esta Agrishow, totalmente voltado para soluções tecnológicas. “Estamos continuamente atuando nas fronteiras tecnológicas para trazer novidades que ainda não fazem parte da realidade dos produtores. Não basta somente dizermos que nossa empresa tem tecnologia embarcada e inovação no DNA, mas sim mostrarmos que somos muito mais do que máquinas no dia a dia do campo. Por isso, nossas decisões como companhia, além das soluções de produtos que já temos, são todas pensadas neste sentido: aproveitar ao máximo as possibilidades tecnológicas (digitais, de engenharia, entre outras) e fazer com que o produtor faça melhor ainda o que hoje ele já faz muito bem: produzir alimentos”, comenta Alex Foessel, diretor do LATIC (Centro Latino-Americano de Inovação Tecnológica) da companhia. “O agricultor brasileiro já sabe que tem na John Deere seu melhor parceiro para vencer os desafios que estão por vir e estabelecer processos de fabricação de classe mundial, aplicando as mais avançadas ferramentas e práticas de tecnologia da informação em sua lavoura, porque para os clientes da John Deere, o futuro é hoje”, completa. 

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