A produção de cana e as exportações brasileiras de açúcar e etanol já foram impactadas pela paralisação dos caminhoneiros. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), os embarques atuais estão sendo realizados apenas com produtos estocados nos terminais portuários.
Contudo, destacou a Unica em nota à imprensa, esses estoques estão quase zerados, o que faz com que navios nomeados fiquem esperando para atracar no porto de Santos. “Caso não seja restabelecida a normalidade no abastecimento, todos os embarques de açúcar e etanol serão paralisados”, informou a entidade.
O transporte rodoviário de cana e a distribuição de açúcar e etanol estão parados em algumas regiões devido aos bloqueios nas estradas e à falta de diesel nos caminhões. Até o transporte ferroviário apresenta dificuldades, já que muitos dos seus equipamentos utilizam diesel.
Do lado da produção de cana, a falta de diesel também tem atrapalhado a colheita. Em Minas Gerais, 34 usinas suspenderam as vendas de etanol. No Paraná, três unidades reduziram suas operações de produção. Em São Paulo, até o momento, 10 usinas estão paradas.
Em postos de combustíveis de grandes cidades como São Paulo, a corrida dos motoristas às bombas já provoca falta de etanol. E isso num momento em que a demanda estava particularmente aquecida, graças, em grande medida, aos aumentos dos preços da gasolina.
De acordo com a Unica, apenas na primeira quinzena de maio as vendas de etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) das usinas às distribuidoras somaram 759,8 milhões de litros, um recorde para o período.
A entidade reforça que “o resultado reflete, a exemplo das semanas anteriores, a maior competividade do biocombustível nos postos”. Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela Unica mostram que em cinco Estados – São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, abastecer com o etanol é economicamente vantajoso em comparação à gasolina. Esses Estados agregam cerca de 55% da frota nacional de veículos leves.
No total, as vendas de etanol hidratado e anidro (misturado à gasolina) alcançaram 1,1 bilhão de litros nos primeiros 15 dias deste mês, 17% mais que em igual intervalo de 2017.
Fonte:Valor Econômico