Home Sem categoria Mário Campos assume presidência do CEMA e faz palestra na FIEMG
Sem categoria

Mário Campos assume presidência do CEMA e faz palestra na FIEMG

Compartilhar

O presidente da SIAMIG e do Conselho Empresarial de Meio Ambiente do Sistema FIEMG, Mário Campos, proferiu ontem uma palestra durante a abertura da Semana de Produção e Consumo Sustentáveis 2018, realizada pela entidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Mário Campos afirmou que irá trabalhar para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento. “Uma indústria que se destaque no Brasil e no exterior, e que seja o motor para o crescimento econômico e social de toda Minas Gerais”, afirmou.

O novo presidente do CEMA, recém empossado para contribuir com a gestão do atual presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, afirmou que a indústria tem muitos desafios, mas ao mesmo tempo oportunidades na área ambiental como os inúmeros negócios que podem surgir diante da pressão do mercado e das mudanças climáticas, principalmente, na área de energia e combustíveis.

Mário Campos enfatizou que a FIEMG trabalha para deixar a produção mineira cada vez mais sustentável e já conta com vários programas neste sentido como o “Minas Sustentável”, com a participação de 9228 indústrias, além do programa Mineiro de Simbiose Industrial, com 760 empresas envolvidas.

Mário Campos destacou também o programa Minas pelas Águas, que é o movimento da FIEMG responsável pelas orientações sobre a legislação de recursos hídricos vigente e sobre os principais instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, como a cobrança pelo uso da água, a outorga, o cadastro de usuários, com 1000 indústrias participantes do Pacto Minas Pelas Águas.

Ele ressaltou que irá enfatizar o programa Minas Clima, que tem o objetivo de mobilizar, capacitar e implementar estratégias corporativas de baixo carbono, como forma de fomentar melhorias na capacidade de gestão de emissões de GEE, preparando a indústria de Minas Gerais para os novos parâmetros de competitividade advindos da agenda de mudança do clima.

Ao final desejou a todos um bom debate durante a Semana do Meio Ambiente que foi aberta ontem e vai até amanhã (8), com vários temas envolvidos.

Para abertura do evento foi convidado também o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Germano Gomes, que falou da estruturação atual do órgão e da agilização nos vários processos de fiscalização e na ação preventiva que a secretaria vem realizando.

Fonte: Gerência de comunicação SIAMIG 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...