Home Sem categoria TRF nega pedido da União para impedir venda direta de etanol no NE
Sem categoria

TRF nega pedido da União para impedir venda direta de etanol no NE

Share
Share

O desembargador Manoel de Oliveira Erhardt, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, negou ontem um pedido da União e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para anular uma decisão de primeira instância que autorizou as usinas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe a comercializarem etanol hidratado diretamente aos postos de combustível. Dessa forma, a autorização para que as unidades produtoras da região realizem a venda direta do biocombustível segue válida.

Em sua decisão, o desembargador afirmou que não pretendia entrar no mérito da controvérsia, mas avaliou que a liminar obtida em primeira instância pelas usinas do Nordeste não contrariam a “ordem pública” e “econômica” porque havia um projeto de lei sobre o assunto no Congresso “com alto índice de aprovação”, o que “é indicativo de que o pleito encontra eco em importantes segmentos da sociedade”, ponderou.

No recurso apreciado pelo desembargador, a União e a ANP argumentavam que a decisão em primeira instância tinha o potencial de reduzir a arrecadação em R$ 58,789 milhões ao ano nos três Estados, com base nas vendas esperadas para este ano, por falta de recolhimento de PIS e Cofins das distribuidoras. O potencial de perda de arrecadação caso a medida seja adotada em todo o país é de R$ 2,185 bilhões, acrescentaram.

A União e a ANP também argumentaram que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a própria ANP haviam constituído um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade para permitir a venda direta de etanol.

A Plural (ex-Sindicom) ingressou como amicus curiae da União e da ANP no processo.

Fonte: Valor Econômico

Share
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...