Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Usina de MS é multada em R$ 495 mil por atear fogo em lavoura de cana sem autorização

Publicado

em

Denúncia dizia que funcionários atearam fogo nas áreas de lavouras em fazendas arrendadas. Policiais confirmaram veracidade dos fatos e empresa também foi autuada.

Denúncia de um incêndio em áreas plantadas de cana-de-açúcar, no município de Nova Alvorada do Sul, a 107 km de Campo Grande, levou uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) a empresa sucroenergética. Na cidade está localizada a unidade Santa Luzia, da Atvos (antiga Odebrecht Agroindustrial).

Além de fotos do momento em que ocorria a queima, a informação é de que funcionários atearam fogo nas áreas de lavouras em fazendas arrendadas.

Ao chegar no local, os policiais constataram a veracidade da denúncia, sendo que o incêndio tinha ocorrido entre os dias 3 e 4 de agosto. As áreas queimadas medidas com rastreador totalizaram 495 hectares e, inclusive, o fogo adentrou a uma área de vegetação nativa.

Sem a devida autorização ambiental e sabendo que a queima controlada é proibida até o fim do mês de setembro, a empresa proprietária da cana-de-açúcar queimada foi autuada administrativamente e multada em R$ 495 mil.

Em nota, a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) afirmou que Mato Grosso do Sul, há anos, é o estado mais avançado do Brasil no atendimento dos marcos legislativos que determinam a eliminação da prática da queima da cana para colheita.

Dados recentes dão conta que toda a colheita do estado é feita de forma mecanizada, portanto, sem necessidade de queima. Segundo a Associação, as usinas estão preparadas, com máquina e pessoal especializado, e não necessitam mais queimar a cana para a colheita. Disse, ainda, que é importante ressaltar que existe a possibilidade de incêndios criminosos ou que acontecem por fatores naturais. (G1)

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading