Home Sem categoria Investimento na melhoria contínua de aplicação de vinhaça
Sem categoria

Investimento na melhoria contínua de aplicação de vinhaça

Compartilhar

As estratégias da Biosev para garantir uma elevada produtividade agrícola, longevidade do seu canavial e a sustentabilidade de suas operações estão sendo aprimoradas a cada safra. Uma das iniciativas é o investimento na melhoria contínua de estruturas e processos das atividades de aplicação de vinhaça no campo. Considerado o principal resíduo orgânico da produção de etanol, a vinhaça possui altos teores de potássio, além de outros minerais e componentes orgânicos, que auxiliam no desenvolvimento do canavial e fazem desse subproduto um fertilizante diferenciado.

A Biosev produz cerca de 15 milhões de m³ de vinhaça por safra e parte desse volume é aplicado por meio de aspersão, em áreas próprias e de fornecedores, localizadas ao redor das unidades agroindustriais. Para ampliar sua área de aplicação, a empresa está investindo na aplicação localizada da vinhaça. Nesta modalidade ela pode ser utilizada na superfície do solo, melhor direcionada  sobre a linha de cana.

Todas as unidades do Centro Sul já adotaram a nova forma de aplicação utilizando doses ao redor de 30m³por hectare, o suficiente para suprir a demanda de potássio da cultura. Para esta safra (18/19) o objetivo é expandir a utilização dessa fertirrigação para até 190 mil hectares em todo o Centro-Sul. “A empresa já trata praticamente 80% das suas soqueiras com vinhaça enriquecida com nitrôgenio, que se transforma em um excelente fertilizante organomineral e agrega vigor para o crescimento da planta”, informa Carlos Daniel Berro Filho, Diretor Agrícola da Biosev.

O uso controlado da vinhaça é uma boa prática na cultura da cana do ponto de vista ambiental e produtivo, já que a utilização adequada deste efluente tende a aumentar a produtividade agrícola normalmente de um corte a mais no ciclo do canavial.  Além de permitir a total reciclagem desse resíduo industrial, dependendo da origem da vinhaça, pode-se ter uma série de macro e micro nutrientes importantes à cana, aumentando a fertilidade do solo, reduzindo a captação de água para irrigação e diminuindo o uso de fertilizantes químicos e custos decorrentes. Respeitando-se as características dos solos onde é aplicada, a localização das nascentes d’água e os volumes, a vinhaça não provoca efeitos negativos no meio ambiente.

A ideia segundo Carlos Daniel é que a cada safra, a área com uso de fertirrigação das unidades aumente esse uso racional da vinhaça, visando maior produtividade agrícola e redução no uso de fertilizantes químicos. Adicionalmente a vinhaça a Biosev também utiliza outros subprodutos da indústria ricos em nutrientes, como a torta de filtro, a fuligem e cinzas, que são aplicados na adubação do canavial em substituição ou complementação a parte dos fertilizantes minerais.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...