Home Sem categoria Amoêdo diz que se eleito acabará com tabela de frete para caminhoneiros e fará ´vale educação´ para alunos carentes
Sem categoria

Amoêdo diz que se eleito acabará com tabela de frete para caminhoneiros e fará ´vale educação´ para alunos carentes

Compartilhar

O candidato do partido Novo ao Palácio do Planalto, João Amoêdo, afirmou nesta quarta-feira (5), em entrevista ao G1 e à rádio CBN, que, se eleito, irá extinguir a tabela de fretes negociada pelo governo Michel Temer para viabilizar o fim da greve dos caminhoneiros que parou o país em maio.

Amoêdo foi o segundo presidenciável a participar da série de entrevistas que o G1 e a CBN realizam a partir desta semana com os candidatos à Presidência da República. Eles serão entrevistados pelos jornalistas Cláudia Croitor e Renato Franzini, do G1, Milton Jung e Cássia Godoy, da CBN, e pelo comentarista Gerson Camarotti, do G1 e da CBN.

“Certamente. Tabelamento de preços, congelamento, nunca funcionou em nenhum lugar do mundo. Já foi testado no Brasil também. Não funciona. O que a gente tem que deixar é o livre mercado, a concorrência definindo o preço. Quando a gente acaba fazendo tabelamento, você acaba tendo falta de produtos, acaba o mercado desregulado e não funcionando direito. O preço dos produtos tem que seguir a lei da oferta e da procura”, defendeu o presidenciável.

“O que a gente precisa de fato nesse processo é ter a concorrência adequada, que infelizmente não existiu”, complementou Amoêdo.

Ao longo dos 11 dias da paralisação dos caminhoneiros em maio, houve bloqueios em estradas e desabastecimento de alimentos e combustíveis. No mês passado, Temer sancionou uma lei que instituiu valores mínimos para o transporte rodoviário de cargas, com base, principalmente, no custo do óleo diesel e pedágios.

Nos últimos meses, o tabelamento do frete passou a ser alvo de questionamentos de empresários e representantes de transportadoras no Supremo Tribunal Federal (STF).

Relator das ações sobre o tabelamento dos fretes, o ministro Luiz Fux suspendeu provisoriamente todos os processos em tramitação nas instâncias inferiores da Justiça que pediam a derrubada da medida provisória editada pelo governo federal.

O magistrado tem arbitrado uma negociação com caminhoneiros e empresários para buscar uma solução consensual sobre o preço mínimo dos transportes de caminhões.

´Vale educação´

João Amoêdo voltou a dizer na entrevista ao G1 e à CBN que, se eleito, pretende oferecer bolsas de estudo para que estudantes carentes tenham condições de estudar em escolas privadas. Segundo ele, a proposta seria uma espécie de “vale educação”, aos moldes dos programas Bolsa Família e ProUni. Esse último oferece bolsas de estudos em universidades particulares para alunos de baixa renda.

De acordo com Amoêdo, esse “vale educação” seria distribuído apenas para estudantes dos ensino fundamental e médio. O candidato do Novo afirmou que há uma desigualdade de distribuição de recursos públicos na educação, que favorece muito mais o ensino superior.

“Nós gostariamos de criar também, à similaridade do que já funciona no Prouni, uma bolsa de estudo para alunos do ensino básico e do ensino fundamental. Isso permitiria o quê? Que algumas famílias, justamente aquelas mais pobres, pudessem ter a oportunidade de colocar os seus filhos na escola privada”, prometeu.

Ele ponderou, entretanto, que essas bolsas de estudo não seriam distribuídas em todo o país porque é preciso operar apenas nas unidades da federação e nos municípios em que a rede privada de ensino fundamental e médio tenha capacidade de receber esses alunos carentes.

Fonte: Portal G1

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...