Home Sem categoria Hexagon apresenta a fazenda digital inteligente para o setor sucroenergético
Sem categoria

Hexagon apresenta a fazenda digital inteligente para o setor sucroenergético

Compartilhar

Empresa fará palestra no 14º Congresso GATUA 2018, em Ribeirão Preto

Transformar o campo em fazendas digitais inteligentes é a missão da Hexagon Agriculture, divisão de agronegócio da sueca Hexagon, referência mundial em soluções digitais. No próximo dia 21 de setembro, a empresa fará palestra no 14º Congresso GATUA 2018, em Ribeirão Preto, para mostrar aos especialistas em TI do setor sucroenergético como suas soluções estão transformando os resultados das fazendas corporativas. O evento ocorre no JP Hotel e é organizado pelo Grupo de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia.

“Nossas soluções integram todas as etapas da agricultura canavieira, do plantio à colheita e logística de transporte para as usinas. Usamos o que há de mais avançado em tecnologia, como inteligência artificial, internet das coisas, data mining com o objetivo de garantir maior produtividade, rentabilidade e lucratividade ”, afirma Bernardo de Castro, presidente da Hexagon Agriculture. A empresa tem sede em Florianópolis, onde também fica a fábrica, e escritórios em Ribeirão Preto (SP) e em Madri, na Espanha. 

Os participantes do GATUA terão a oportunidade de conhecer os computadores de bordo da Hexagon. São equipamentos que combinam funções como Controle de Fertilização, Controle de Pulverização e Monitoramento. Na prática, promovem a  automatização e a gestão à distância da área plantada, tornando-se importantes agentes de inteligência artificial no campo. Por meio de sensores, medem variáveis, transmitem para servidores na nuvem e analisam os dados com técnicas de machine learning. 

A Hexagon também levará para demonstração no evento a solução HxGN AgrOn Sala de Controle, um sistema que recebe dados dos locais de produção em tempo real. O objetivo é monitorar todas as operações para assegurar que o planejamento seja cumprido e, assim, evitar perdas de produtividade. O sistema fornece relatórios e mapas continuamente. Caso alguma falha ocorra com qualquer equipamento ou máquina monitorada, é enviado um alerta para que o operador possa tomar uma decisão em tempo real.

“As grandes operações agrícolas enfrentam muitos desafios, mas nenhum deles é tão significativo quanto a gestão de recursos. Em operações cada vez maiores e mais complexas, como é o caso da produção de cana-de-açúcar, as oportunidades de ganhos por meio da digitalização, automação e otimização de processos são enormes”, afirma Bernardo de Castro. As soluções da Hexagon Agriculture tem a chancela da Hexagon, empresa sueca fundada em 1992 que conta atualmente 19 mil funcionários em 50 países.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...