Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Níveis de ATR da cana tem elevação parcial

Publicado

em

Uma massa de ar polar seca e fria ainda predomina sobre todo centro-sul do país. Assim, o tempo aberto se mantém e não há previsão de chuva nesta quinta-feira (06). As temperaturas mínimas ainda continuam bastante baixas, mas não há registros de geadas em nenhuma região agrícola do Brasil.

Tais condições meteorológicas continuam beneficiando os trabalhos de colheita do milho safrinha e do algodão, que já entram na reta final, restando menos de 30% para que toda a safra seja finalizada. O mesmo ocorre com a cultura do café, na qual menos de 15% das lavouras ainda estão para serem colhidas.

Na cana-de-açúcar, o tempo seco com temperaturas mais amenas tem favorecido a elevação, mesmo que parcial, dos níveis de ATR na planta. Só não está melhor por conta que o mês de agosto foi marcado por chuva frequente e ficou acima da média, consequentemente ocasionou uma redução na produtividade da ATR.

Tendência para a próxima semana

Os próximos sete dias serão marcados pelo tempo seco, sem previsão de chuva em grande parte do centro-norte. As condições irão ser favoráveis a realização da colheita do milho, algodão, café e da cana. As áreas de instabilidade vão continuar concentradas na Região Sul, o que pode trazer problemas aos produtores de arroz, já que tal chuva atrapalhará o pleno andamento do plantio. Por outro lado, o desenvolvimento das lavouras de trigo e do milho 1ª safra, serão beneficiados.

A boa notícia é que a chuva pode retornar para as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste já no meio de setembro, mas ainda de forma muito irregular. Há sinais de que algumas pancadas de chuva isolada e de fraca a moderada intensidade irão ocorrer em boa parte das regiões produtoras do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Isso permitirá que os produtores consigam iniciar o plantio da nova safra de soja. No Paraná, o mesmo deve ocorrer, já que há previsão de chuva mais volumosas no final da semana que vem.

Marco Antônio Santos
Fonte: Climatempo

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading