Home Sem categoria Produção de alimentos no País pode crescer até 41% com Plano de Governo para o Agro Brasileiro, diz Roberto Rodrigues na SRB
Sem categoria

Produção de alimentos no País pode crescer até 41% com Plano de Governo para o Agro Brasileiro, diz Roberto Rodrigues na SRB

Compartilhar

Ex-ministro da agricultura apresentou na sede da entidade as propostas de reformas e políticas públicas para os próximos 12 anos
 

Uma estratégia de Estado estruturada pelo ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues com o apoio da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e outras entidades vem sendo apresentada aos candidatos à presidência como principal estratégia para transformar o País no campeão mundial em produção de alimentos. Chamado de Plano de Governo para o Agro Brasileiro, o documento, apresentado nesta quarta-feira (19/09) na sede da SRB, reúne propostas para posicionar o setor em seis diferentes eixos:  fundamentos, governança, mercado, inovação, sustentabilidade e imagem. 

As propostas, segundo Rodrigues, compreendem sugestões a serem implementadas nos próximos 12 anos: “Não é um plano de governo para o próximo presidente, é uma estratégia de Estado de longo prazo”, explicou o ex-ministro. Entre os desafios macroeconômicos estão a realização das reformas tributária e previdenciária, a eliminação de todos os tributos incidentes sobre exportações e sobre investimentos do agronegócio, além da vigência de regras que priorizem o livre funcionamento dos mercados.

O plano também reúne medidas para aperfeiçoar e modernizar a política agrícola, estratégias para fortalecer a presença do setor no mercado externo, assegurar práticas sustentáveis dos meios de produção, segurança jurídica, implementação de tecnologia no campo, investimento em logística, defesa agropecuária, educação e agroenergia. “Temos levado aos candidatos conteúdo substancial de dados e políticas prioritárias envolvendo academia, produtores e as melhores cabeças do setor”, disse o presidente da SRB, Marcelo Vieira. 

Ainda de acordo com Rodrigues, as propostas do plano ajudarão o Brasil a ampliar sua produção de alimentos em até 41% nos próximos 10 anos. Segundo a USDA (United States Department of Agriculture), as projeções de crescimento no País serão fundamentais para atender a demanda global até 2027. “Não haverá paz onde houver fome, vamos transformar o Brasil no campeão mundial da paz”, disse Rodrigues. 

Para que a estratégia funcione, Rodrigues propõe debater segurança alimentar com uma visão mais ampla, incluindo a participação de todos os setores da economia e envolvendo a sociedade urbana. “Esse não é um conjunto de propostas para o agro, é uma oferta do agro para todos os brasileiros”, explicou o ex-ministro. 

Fonte: SRB

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...