Home Sem categoria Associação defende aumento da mistura de biodiesel no diesel em até 2 pontos por ano
Sem categoria

Associação defende aumento da mistura de biodiesel no diesel em até 2 pontos por ano

Compartilhar

A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) defendeu nesta sexta-feira, em audiência pública realizada no Ministério de Minas e Energia, o aumento gradual da mistura de biodiesel ao diesel fóssil em até 2 pontos percentuais por ano até que se alcance o limite de 15 por cento (B15), estabelecido em lei.

Atualmente, o Brasil mistura 10 por cento de biodiesel ao diesel.

Pela proposta, os reajustes do porcentual seriam feitos de seis em seis meses, nos meses de março e setembro, e permitiriam que a meta do B15 fosse alcançada em 2022, dois anos antes do previsto pela Política Nacional de Biocombustíveis, segundo comunicado da Aprobio.

A associação acrescentou que a adoção do cronograma também permitiria futuramente a adoção de uma mistura 20 por cento, o B20, que ainda não é obrigatório pela legislação.

“Reafirmamos que a previsibilidade é benéfica para todos os elos da cadeia. E a questão semestral permitiria um ajuste mais fino ainda nesse processo”, disse Júlio Minelli, diretor superintendente da associação, que apresentou a medida na audiência em Brasília.

“O biodiesel vem sendo competitivo em quase todos os momentos. Mas sempre destacamos que as questões de saúde, agregação de valor, geração de emprego e renda, entre outras, têm que estar presentes nessa análise (do aumento da mistura)”, acrescentou Minelli, destacando a competitividade do preço do biocombustível em relação ao diesel fóssil.

Fonte: Reuters

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...