Home Sem categoria Produtores da Índia ampliam pressão por apoio do governo
Sem categoria

Produtores da Índia ampliam pressão por apoio do governo

Compartilhar

Milhares de produtores da Índia realizaram ontem uma grande manifestação em Nova Déli, a capital do país, para pressionar o governo a conceder mais apoio ao setor rural. O protesto aconteceu mesmo após o recente anúncio de um pacote de subsídios a diversas culturas, incluindo cana. Parte dos agricultores tentou romper barricadas policiais com tratores, e policiais reagiram com bombas de gás lacrimogênio e jatos d’água. Diversos produtores ficaram feridos.

De acordo com informações de agências internacionais, os produtores reivindicam, entre outras medidas, o perdão de dívidas, o aumento dos preços mínimos, a redução dos custos com energia elétrica e combustíveis e o pagamento pela cana-de-açúcar fornecida às usinas, que está atrasado.

Para tentar acalmar os ânimos, o governo recebeu porta-vozes dos produtores e aceitou conceder alguns dos pedidos apresentados, mas não se comprometeu com o perdão de dívidas nem com o aumento de preços mínimos.

A situação é particularmente delicada porque, em meio à pobreza no campo, a Índia vive uma crise de suicídios entre produtores e trabalhadores rurais que já dura anos. Segundo dados oficiais citados pelo jornal “Indian Express”, 6.351 agricultores se suicidaram no país em 2016.

No segmento canavieiro, o descontentamento dos agricultores neste momento torna complicada a situação do governo indiano, que também está sofrendo pressões no front externo por causa dos subsídios recém-anunciados para incentivar as exportações de açúcar, incluindo apoio à exportação de 5 milhões de toneladas. Na sexta-feira, associações de produtores de açúcar de oito países, entre os quais o Brasil -, defenderam que seus governos acionem a Índia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Índia também passou a ser alvo da pressão americana. Em discurso na segunda-feira, o presidente americano Donald Trump disse que o governo da Índia era o “rei das tarifas”, mas acrescentou que o país se dispôs a iniciar negociações sobre um acordo. (Valor Econômico)

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...