Home Sem categoria Apesar de leve queda em setembro, as vendas de etanol continuam firmes
Sem categoria

Apesar de leve queda em setembro, as vendas de etanol continuam firmes

Compartilhar

As vendas de etanol hidratado realizadas pelas usinas do Centro-Sul do país somaram 1,889 bilhão de litros em setembro, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira pela União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica). Ainda que tenha sido 35,7% maior que o registrado no mesmo mês de 2017, o volume foi 3,9% menor que o de agosto passado.

Em comunicado, Antonio de Pádua Rodrigues, diretor-técnico da Unica, atribuiu a queda ao início da safra canavieira nas regiões Norte e Nordeste, que, assim, passaram a demandar menores quantidades do biocombustível produzido no CentroSul. De qualquer forma, o mercado continua aquecido. Desde o início da safra 2018/19 da região, em abril, as vendas de etanol hidratado têm superado com folga os volumes da temporada passada por causa dos ganhos de competitividade do biocombustível em relação à gasolina nos postos.

De abril até setembro, as usinas da região venderam 9,899 bilhões de litros de etanol hidratado no mercado interno, um crescimento de 38,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. No caso do etanol anidro (que é misturado à gasolina), as vendas acumuladas diminuíram 13,1%, para 4,158 bilhões de litros.

A Unica também informou que as chuvas que caíram no Centro-Sul na segunda metade de setembro provocaram interrupções na colheita e na moagem de cana, o que reduziu o volume de produção. No período, as usinas da região processaram 27,64 milhões de toneladas, 31,7% menos que no mesmo período de 2017.

A queda também foi influenciada pelo encerramento da safra em algumas unidades. Até o início de outubro, cinco usinas concluíram os trabalhos no ciclo 2018/19. Na próxima quinzena, a expectativa da Unica é que outras 32 usinas encerrem as operações. “Essa é a primeira quinzena que a moagem da safra atual ficou aquém daquela observada no ciclo anterior. Essa retração está concentrada nos Estado de São Paulo e no Paraná”, afirma Antonio de Pádua Rodrigues, o diretor técnico da Unica, em comunicado.

Como consequência desse movimento, as produções de açúcar e etanol também recuaram. Foram fabricadas 1,28 milhão de toneladas de açúcar na quinzena, queda de 55% na comparação com o mesmo período da safra passada, 1,140 bilhão de litros de etanol hidratado, volume praticamente estável, e 494 milhões de litros de etanol anidro, em baixa de 44,9%. A oferta de hidratado se manteve firme porque as usinas continuaram dando preferência à fabricação do biocombustível. (Valor Econômico)

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...