Home Sem categoria Obra de usina de milho vai contratar 1.500 trabalhadores em várias áreas de atuação
Sem categoria

Obra de usina de milho vai contratar 1.500 trabalhadores em várias áreas de atuação

Share
Share

O empresário Marino Franz, sócio da FS Bioenergia, confirmou para o dia 7, o lançamento da pedra fundamental da usina de etanol de milho, em Sorriso. Segundo ele, a previsão é que o empreendimento seja inaugurado na metade de 2020, com investimentos estrangeiros de R$ 800 milhões. “Estamos conseguindo fazer com que esta região se desenvolva com capital de fora, sem depender de capital nacional”, afirmou, em entrevista à rádio Regional de Lucas do Rio Verde.

A previsão da FS Bioenergia é que a planta de Sorriso produza 530 milhões de litros de etanol à base de milho, por ano. Com isso, deve gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. “O milho, eu falava há dez anos atrás, que seria tão importante quanto a soja. E vai ser. É um novo modelo de desenvolvimento econômico para o Estado. Temos tecnologia de primeiro mundo. Fizemos o primeiro farelo de milho com 44% de proteína, e estes co-produtos à base de milho vão desenvolver toda a cadeia de suínos, aves e gado. Está apenas começando, afirmou Franz.

De acordo com a assessoria da FS Bioenergia, a planta em Sorriso terá uma área maior do que primeira planta de etanol produzido exclusivamente do milho do Brasil, em Lucas do Rio Verde, inaugurada no passado. Desta forma, a empresa ampliará a atuação no Estado do Mato Grosso e no Brasil, produzindo mais etanol, DDGS (concentrado proteico) e energia. Com capacidade de armazenar 400 mil toneladas de milho, a previsão é que sejam utilizadas 1.2 milhão de toneladas do grão por ano para uma produção anual de 340 mil toneladas de farelo de milho e 17 mil toneladas de óleo de milho.

Considerando as duas usinas combinadas, a FS Bioenergia terá capacidade de produção acima de 1.06 bilhão de litros de etanol, 680 mil toneladas de farelo de milho e 34 mil toneladas de óleo de milho por ano.A utilização da biomassa será proveniente de uma floresta de 30 mil hectares de eucaliptos plantados, a ser formada com a colaboração da FS Bioenergia. Em Sorriso, a nova fábrica terá uma capacidade prevista de cogeração de energia de 160 mil MWh por ano, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 70 mil habitantes.

A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, reconhecida como a capital brasileira do agronegócio, é a maior produtora de soja e milho do Brasil e o 5º maior criador de peixes no Brasil. Está entre os 30 maiores exportadores do País e é a 5ª economia do Mato Grosso.

Fonte: Petroleo

Share
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...