Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Com produção de açúcar em queda, usinas esticam moagem da safra no CS

Publicado

em

A produção de açúcar no centro-sul do Brasil voltou a cair com força na segunda quinzena de novembro, dada a menor oferta de cana e o maior direcionamento de matéria-prima para etanol, disse a Unica nesta terça-feira, destacando que ainda há muitas usinas em operação na principal região canavieira do país.

Plantação de cana em Ribeirão Preto, São Paulo 15/09/2016 REUTERS/Nacho Doce
Conforme a União da Indústria de Cana-de-açúcar, a região fabricou 528 mil toneladas de açúcar na última metade de novembro, queda de 27,5 por cento na comparação anual. No acumulado da safra, iniciada em abril, a produção do adoçante é 27 por cento menor, com 25,8 milhões de toneladas.

Usinas do país não viram muito estímulo à produção de açúcar neste ano em razão de preços enfraquecidos no mercado internacional e maior consumo de álcool internamente.

Na quinzena, 68,5 por cento da oferta de cana foi para a fabricação de etanol, que somou 744 milhões de litros, queda de 7,3 por cento na comparação anual. Entre abril e novembro, a produção do biocombustível apresenta elevação de 18,6 por cento, com 29,1 bilhões de litros.

De acordo com a Unica, a moagem de cana nos últimos 15 dias de novembro somou 14,6 milhões de toneladas, queda de 4,54 por cento.

“Como era esperado no último trimestre do ano, as intensas chuvas ocorridas em todos os Estados canavieiros promoveram redução no ritmo de colheita, além da postergação do término da safra em muitas unidades do centro-sul”, destacou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

Conforme a entidade, a chuvarada impediu, inclusive, um encerramento precoce do processamento, como se previa inicialmente.

Levantamento da associação mostrou que 45 usinas encerraram a safra na segunda quinzena de novembro deste ano. No acumulado, 131 unidades registraram o encerramento da safra 2018/19 até 1º de dezembro, ante 150 há um ano.

Assim, 132 usinas e destilarias iniciaram o mês de dezembro deste ano com a safra 2018/19 ainda em andamento, afirmou a Unica.

A associação informou ainda que o volume total de etanol comercializado no centro-sul somou 2,62 bilhões de litros em novembro, crescimento de 11,66 por cento em relação ao mesmo mês de 2017. Destacou-se, mais uma vez, a expansão das vendas do hidratado no mercado interno, que atingiram 1,83 bilhão de litros em novembro (+24,77 por cento).

Fonte: Reuters

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading