Mourão recebe usineiros favoráveis à venda direta de etanol

O vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, e os ministros indicados Tereza Cristina (Agricultura) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) se reuniram com produtores de cana-de-açúcar e etanol do Nordeste. O encontro foi intermediado pelo deputado federal eleito General Girão (PSL-RN), a pedido da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte.

Participaram Alexandre Lima e José Ricardo, da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana); Renato Cunha e Pedro Robério, respectivamente, dos Sindicatos do Açúcar e do Álcool de Pernambuco e de Alagoas; Bráulio Galvão e Frederico Pessoa de Queiroz, da União Nordestina dos Plantadores de Cana; e Plínio Nastari, consultor da Datagro e membro do CNPE, reconduzido este mês por mais dois anos.

Com exceção de Nastari, o grupo que encontrou os ministros indicados e Mourão é o mesmo que lidera a defesa pela venda direta do etanol para os postos de combustíveis, sem intermédio de distribuidoras. O tema foi assunto de uma tomada pública de contribuições (TCP) lançada pela ANP. O relatório com as conclusões do grupo de trabalho, que inclui o Ministério da Fazenda, deve ser concluído ano que vem.

Em linhas gerais, o tema opõe os produtores do Centro-Sul e as distribuidoras, de um lado, e o setor que atua no Norte e Nordeste. A Unica, representante dos usineiros do Centro-Sul é contra a medida. A venda direta, contudo, já teve apoio do Cade. (Agência Senado)