Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Vivo, Raízen e Ericsson anunciam startups selecionadas para impulsionar a transformação digital do agronegócio

Publicado

em

  • Seis startups foram escolhidas e a partir de janeiro de 2019 iniciarão os projetos com foco no desenvolvimento de serviços e aplicações em soluções de IoT e M2M (Máquina a Máquina)

 

  • As escolhidas terão acesso compartilhado no Pulse – hub de inovação da Raízen – e poderão participar de todo o ecossistema da Wayra – hub de empreendedorismo e inovação aberta da Vivo

 

São Paulo, 10 de janeiro de 2019 – Vivo, Raízen e Ericsson, por meio da Wayra e do Pulse, e em parceria com a EsalqTec, selecionaram as startups que irão participar do Agro IoT Lab 2018 – programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT).  A iniciativa une empresas e setores fundamentais para acelerar a transformação digital no agronegócio. 

 

Os projetos selecionados têm foco no desenvolvimento de serviços e aplicações em soluções de IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto; controle de incêndio em autopropelidos; telemetria e mineração de dados de maquinário agrícola; soluções de IoT para o agronegócio; gestão e monitoramento de maquinário agrícola; plataforma inteligente para produtores e frigoríficos.

 

No programa, a Vivo levará a sua rede móvel 4G para o campo, utilizando a frequência de 450Mhz; a Ericsson é a parceira da Vivo para instalação dessa rede 4G, além de agilizar a integração das startups à rede através de sua plataforma IoT Accelerator; e a Raízen oferecerá expertise, infraestrutura agrícola e o acesso aos canaviais.

 

A utilização da frequência de 450 Mhz, que se propaga a uma longa distância, permite que a Vivo tenha a chance de resolver os problemas de conectividade nas fazendas e zonas rurais com extensões territoriais altas, que precisam de cobertura. As startups selecionadas dentro do programa são peças fundamentais neste processo, com desenvolvimento de soluções e serviços que ajudarão a mitigar os problemas de conexão no campo.

 

“Em 140 anos de história e quase 95 de operação da Ericsson no Brasil, mantemos o compromisso de contribuir para o fortalecimento de um mundo inteligente, sustentável e conectado, fornecendo tecnologias inovadoras escaláveis e de fácil adoção. Vemos nesse projeto com as startups uma oportunidade ímpar de unir esforços e as diferentes experiências de cada parceiro para, juntos, acelerar a digitalização do mercado agro brasileiro e alavancar os negócios do setor no País”, diz Vinícius Dalben, Vice-Presidente de Estratégia da Ericsson no Brasil.

 

Segundo Fábio Mota, Vice-Presidente do Centro de Serviços Compartilhados e Head do Pulse. “A entrada dessas novas startups ao Pulse reforça sua posição como hub para oxigenação de novas ideias. Esses novos membros terão acesso a uma rede de mentores da Raízen e a potencial de realização de testes e provas de campo nas lavouras e unidades da companhia. Além disso, serão conectados com outros atores do ecossistema de inovação para que juntos possam trabalhar em novas soluções que visam resolver os problemas cotidianos de conectividade rural e apoiar a evolução tecnológica nacional de forma assertiva”.

 

Os seis projetos selecionados terão acesso ao espaço compartilhado do Pulse, localizado em Piracicaba, e a toda a sua infraestrutura de mentoria, workshops, networking, treinamentos aplicados ao agronegócio, além de terem a possibilidade de participar do ecossistema da Wayra – hub de inovação aberta da Vivo – com possibilidade de receberem investimentos no futuro. A EsalqTec auxiliará os selecionados na facilitação acadêmica das tecnologias.

 

Conheça as startups que participarão do programa:

 

Ativa: Soluções de IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto, como em estações meteorológicas e controles de irrigação.

Seive: Proteção contra incêndio em autopropelidos, ou seja, maquinários agrícolas através de sensores.

IoTag: Sistema de telemetria em nuvem, que controla um dispositivo de mineração de dados embarcado em maquinário agrícola. Auxilia a operação do maquinário com dados de rendimento, consumo e percurso.

Trace Pack: Soluções de IoT e rastreamento de produtos de alto valor agregado para o agronegócio com completa gestão de estoque e oferta de maior segurança e eficiência logística para clientes.

Agriconnected: Gestão e monitoramento de maquinário agrícola em tempo real através de inteligência artificial e dispositivo instalado nas máquinas.

@Tech: Plataforma que integra dados dos diversos dispositivos para auxiliar na gestão do pecuarista e indicação do momento ótimo de negociação do gado.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade