Home Sem categoria Usina de álcool promete baratear etanol em 50%
Sem categoria

Usina de álcool promete baratear etanol em 50%

Compartilhar

Em um prazo de até seis meses, deve ser inaugurada em Carazinho (TO) uma usina produtora de álcool. O anúncio foi feito pelo governo municipal na manhã desta quarta-feira (27), ocasião em que o prefeito Milton Schmitz, o secretário de obras Estevão De Loreno e os empresários Henrique Leonhardt e Irmgard Leonhardt visitaram uma área próximo ao Distrito Industrial de Carazinho, local onde será construído o empreendimento. Proprietária da Rede Boa Vista, a família Leonhardt está ampliando os investimentos no município com a Usina de Álcool.

– Trata-se de uma usina flex produtora de etanol hidratado, aquele comercializado em postos de combustíveis. É um modelo de usina que tem como matéria-prima a batata doce industrial ou o milho. Uma ideia inovadora desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e que agora chega a Carazinho – explica Henrique.

Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é de que a usina produza 30 mil litros de etanol por dia, gerando aproximadamente 20 empregos diretos e outros indiretos. Ela será instalada em uma área de três hectares pertencente à família Leonhardt. O município comprometeu-se a realizar melhorias nas ruas de acesso ao local.

– Através da usina também vamos fomentar a agricultura familiar no município. Para se ter uma ideia, a cada tonelada de batata doce industrial produzimos 190 litros de etanol. Então, desde já, garantimos escoar a produção daqueles que investirem nesse tipo de batata, que é diferente daquela comumente encontrada no supermercado – cita Henrique.

Redução nos preços

Com a usina já em funcionamento, o etanol produzido passará a ser comercializado na rede de postos de combustíveis Boa Vista. Por ser elaborado no próprio município, o combustível terá uma significativa redução em seu custo final, conforme explica Henrique:

– Hoje o etanol comercializado em Carazinho vem de São Paulo e Mato Grosso. Isso gera um custo de frete. Já o que vamos produzir aqui não terá esse custo a mais, gerando, inclusive, ICMS ao município. Então, vamos baratear muito esse preço final e desde já arrisco a dizer que podemos vender pela metade da tabela praticada hoje nos postos de combustíveis – frisa o empresário.

O prefeito Milton agradeceu aos empresários pela iniciativa. “A família Boa Vista está fazendo um novo investimento no município e isso nos deixa muito contentes. Nesse projeto, o município não precisará doar nenhuma área pois os próprios investidores o farão. Quando empresários investem em Carazinho, o município se desenvolve, a cidade cresce e as pessoas têm emprego e renda. O resultado é imediato”, disse.

A estrutura da usina foi comprada pela família Leonhardt de um empresário de Tapera. Ela está sendo desmontada em seu endereço antigo para ser trazida a Carazinho. Em 90 dias, ela estará montada e, em seis meses, entrará em funcionamento.

Diário da Manhã

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...