Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Feplana debate pautas do setor da cana no evento da Datagro

Publicado

em

Taxação do etanol dos EUA, revisão do Consecana e securitização de dívida foram debatidas por Alexandre Lima na abertura da nova safra de cana no Brasil

 

Líderes do setor sucroenergético estão reunidos no interior paulista em um evento da Datagro e Santander onde marca a abertura da safra canavieira 2019-2020 do país. Debatem a importância econômica do mercado de biocombustíveis e perspectivas. A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) foi convidada e é uma das entidades que acaba de palestrar para o público presente no encontro.

Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana, órgão que representa 70 mil fornecedores brasileiros de cana de açúcar, abordou sobre alguns dos vários desafios a serem superados em curto e médio prazo do setor sucroenergético. E ainda expôs sobre o futuro desta cadeia produtiva a partir da perspectiva do setor canavieiro, atrelado as demandas diante da urgência da implantação do Programa Nacional de Biocombustíveis.

“Consecana, por exemplo, precisa passar por uma revisão onde garanta a justa remuneração da cana fornecida às usinas de modo a efetivar um pagamento adequado e atrelado a todos produtos produzidos da cana, a exemplo da energia e mais questões”, disse Andrade Lima no evento.  O dirigente também defendeu a securitização das dívidas rurais para os produtores de cana diante da situação no campo, onde os custos de produção estão ficando maiores que a remuneração.

Para Lima, industriais e produtores de cana ainda precisam unir forças para garantirem a manutenção da taxação do etanol de milho subsidiado dos EUA. Não tem sido cobrada a taxa de 20% de todo este combustível quando entra no Brasil. Isso tem gerado uma concorrência desleal para os produtores brasileiros, inclusive porque o milho dos EUA é subsidiado pelo governo daquele país, enquanto não acontece o mesmo no Brasil. O assunto entrará em pauta no próximo dia 3 durante a 1º reunião da Câmara Setorial da Cana, do Ministério de Agricultura, que é presidida por Lima.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading