Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Pesquisador descobre nova praga de cana-de-açúcar no Brasil

Publicado

em

Os nematoides das galhas (Meloidogyne spp.) são uma das grandes preocupações dos agricultores, sobretudo na cana-de-açúcar. Uma pesquisa de doutorado, realizada por Cristiano Bellé, na Universidade Federal de Pelotas, intitulada o ‘primeiro relatório de meloidogyne ethiopica parasitando cana no Brasil’ mostra que foram detectadas plantas da cultura com galhas nas raízes em três locais no Rio Grande do Sul – sem sintomas na parte aérea.

Diante disso, pesquisadores coletaram amostras das plantas e realizaram análises retirando fêmeas das raízes e analisando o material genético. Os ovos extraídos foram inoculados em plantas de cana-de-açúcar da variedades cultivar RB72454.

As análises de PCR e da morfologia dos nematóides confirmaram a presença da espécie Meloidogyne ethiopica infectando a lavoura de cana-de-açúcar. Nos experimentos com plantas inoculadas após 70 dias da inoculação, todas elas apresentaram redução de cerca de 70% na altura. A mudança no peso de raízes e novos brotos e no desenvolvimento das plantas também foram significativos.

O estudo confirma o efeito patogênico de M. ethiopica sobre cana-de-açúcar, o que mostra que este nematóide está aumentando seu círculo de hospedeiros. Este foi o primeiro relato de M. ethiopica parasitando raízes de cana-de-açúcar no mundo, sendo de grande relevância, uma vez que o nematóide pode causar perdas importantes para o cultivo de cana-de-açúcar no país.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading