Home Sem categoria Moagem de cana no CS despenca na 1ª quinzena do mês com parada da usinas
Sem categoria

Moagem de cana no CS despenca na 1ª quinzena do mês com parada da usinas

Compartilhar
Dezenas de usinas de cana do centro-sul do Brasil encerraram a safra 2016/17 antecipadamente na primeira quinzena de novembro, desacelerando a produção de açúcar e etanol na região, que poderá ter uma safra abaixo do esperado, disse nesta terça-feira a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).
 
O processamento de cana atingiu 21,76 milhões de toneladas de cana na primeira metade deste mês, com recuo de 15,3 por cento na comparação anual e de 31,5 por cento ante a segunda quinzena de outubro.
 
A produção de açúcar na primeira quinzena do mês atingiu 1,37 milhão de toneladas, queda de 33,2 por cento ante a quinzena anterior, mas ainda alta de 13,6 por cento ante o mesmo período da safra anterior, em um momento em que as empresas priorizam a produção do adoçante, muito mais rentável que o etanol.
 
A Unica disse que 107 unidades produtoras encerraram a safra neste ano até 16 de novembro, ante apenas 30 no mesmo período do ano passado.
 
Das que já encerraram a temporada 2016/17, 44 usinas paralisaram as operações na primeira quinzena de novembro.
 
"Na segunda quinzena de novembro, a previsão é de que outras 58 empresas encerrem as operações", projetou a Unica, em seu relatório.
 
No acumulado da safra 2016/17, no entanto, a moagem soma 561,2 milhões de toneladas, com alta de 3,70 por cento na comparação anual.
 
A associação destacou, no entanto, que "as informações apuradas até o momento indicam que a moagem na safra 2016/17 poderá ficar aquém do limite inferior de 605 milhões de toneladas divulgado pela Unica na estimativa de safra em abril deste ano".
 
Em relação ao etanol, a produção na primeira quinzena de novembro atingiu 920 milhões de litros, queda de 23,2 por cento ante um ano antes e de 29,2 por cento ante a segunda quinzena de outubro.
 
 
Fonte: Reuters

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...