Home Sem categoria Feplana participa de evento na Embrapa sobre crédito de carbono (CBios)
Sem categoria

Feplana participa de evento na Embrapa sobre crédito de carbono (CBios)

Compartilhar

Nesta quarta-feira (28), a Embrapa Meio Ambiente, em Jaguaríuna/SP, começa a 1ª etapa em busca da criação de um crédito de carbono para o setor produtivo através da fabricação do etanol no Brasil, combustível menos poluente à atmosfera que a gasolina. O etanol consta na relação de produtos a ser valorizados no Programa Nacional de Biocombustível (Renovabio). A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) é uma das entidades que participará dessa 1ª reunião de Validação da RenovaCalc – ferramenta oficial do Renovabio responsável por definir parâmetros da captação e quantia do carbono sequestrado da atmosfera por cada biocombustível a fim de definir tal crédito por cultura agrícola.

O I Workshop de Validação da RenovaCalc é organizado pela Diretoria do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, a Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos da a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e o Centro Nacional de Monitoramento e Avaliação de Impactos Ambientais da Embrapa Meio Ambiente. Foram os representantes desses órgãos que convidaram a Feplana e demais entidades dos setores produtivos. 

“O nosso objetivo é apresentar a RenovaCalc ao setor produtivo e colher sugestões para sua melhoria”, realçam os órgãos no convite à Feplana. Nesta quarta, o evento será voltado só para o setor sucroenergético e, amanhã, especifico para setores de biodiesel, bioquerosene e biogás.

“Antes da definição final sobre o RenovaCalc, outros encontros devem ocorrer este ano. É possível que seja realizada em Brasília e em outras regiões “, acredita Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana. No entanto, o dirigente realça a importância da participação nesta primeira para acompanhar os processos iniciais de modo a compreender todo o procedimento para a definição dos respectivos parâmetros de captação do gás carbônico por meio do etanol, ou melhor, da não emissão em comparação à gasolina, bem como os mecanismos para converter em créditos de carbono (certificados “CBios”) e assegurar o benefício aos produtores de cana .

O evento na Embrapa é voltado para setores agrícolas/industriais que compõem a cadeia produtiva de etanol e biodiesel, além de técnicos nas áreas de sustentabilidade. Na programação, dentre alguns dos temas de hoje será debatida a resolução da Agência Nacional do Petróleo sobre o processo de certificação/inspeção do Renovação. Na ocasião, ainda será abordado sobre a contabilidade da intensidade dos biocombustíveis no Renovabio, bem como os pré-requisitos para entrar neste programa, além da demonstração de estudos de casos sobre o RenovaCalc. Haverá ainda a exposição da variação das rotas do etanol.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...