Home Sem categoria Agronegócio muda a cara de muitas cidades no interior do Brasil
Sem categoria

Agronegócio muda a cara de muitas cidades no interior do Brasil

Compartilhar

O agronegócio mudou a cara de muitas cidades no interior do Brasil. É o que mostra a última reportagem especial da série Supersafra.

Gaúchos que nem nasceram no Rio Grande do Sul. Tiveram que introduzir algumas modernidades no rodeio, mas preservaram o churrasco, o chimarrão e a cultura.

A cidade de Primavera do Leste, no interior de Mato Grosso, tem um jeitão gaúcho. Há muitas outras como ela, que surgiram quando gaúchos, catarinenses e paranaenses subiram em direção norte, levando soja, buscando riqueza e trabalho.

E lá se vão 31 anos que o casal Kuczkovski saiu do interior do Rio Grande do Sul e foi para lá com uma promessa de emprego. "Aqui na cidade tinha um mercado, uma loja de móveis e uma avenida, o resto era tudo cerrado", conta Margarida Kuczkovski, funcionária pública.

Margarida encarou quase 2 mil quilômetros de ônibus grávida do primeiro filho. Os três filhos e o neto vivem hoje numa cidade muito diferente e se dona Margarida chegasse grávida agora, ela teria um atendimento igual ao dos grandes centros do país.

Cidades pequenas nem sempre conseguem dar um bom atendimento de saúde porque é difícil atrair médicos para o interior do Brasil. A solução? Tecnologia! Primavera do Leste tem uma UTI supermoderna e os pacientes têm acesso aos especialistas de qualquer área da medicina, que não estão fisicamente lá, mas em uma central em Brasília. Eles têm acesso aos sinais vitais em tempo real, aos exames do paciente e podem tirar dúvidas e dar orientações ao médico plantonista. O hospital atende pelo SUS.

Os equipamentos são sofisticados e isso impressiona quem vem de fora.

E se, às vezes, é difícil atrair profissionais para o interiorzão do Brasil, essas cidades passaram a formá-los. Sinop, chamada de a capital do nortão, tem 4 universidades e não são só para formar engenheiros agrônomos e veterinários, tem também a faculdade de odontologia.

São 130 mil habitantes e 14 mil universitários. Praticamente, um em cada 10 moradores frequenta uma universidade.

Essas cidades foram plantadas no meio de lavouras e se beneficiam do dinheiro do agronegócio. O Brasil é o maior exportador do mundo de soja, açúcar e café e o segundo de milho.

O dinheiro das exportações faz surgir luxos no interior do Brasil, onde ruas parecem coisa de cidade americana, sem muros, nem cercas.

Os gaúchos do início da reportagem, lembra deles? Eles seguem amando o Rio Grande do Sul, mas têm bons motivos para ficar no Mato Grosso mesmo.

Assista ao terceiro e último episódio da série do Jornal Hoje, exibida nesta quinta-feira (6), clicando aqui.

 

Fonte: Jornal Hoje – Rede Globo

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...