Algumas usinas do Centro-Sul, região que tradicionalmente dá início a sua safra em abril, podem retomar suas operações em março. Segundo especialistas, isso se dá devido a necessidade de fluxo caixa. A informação foi divulgada durante o terceiro durante evento de Abertura de Safra, organizado pela Datagro, com parceria com o banco Santander e realizado em Ribeirão Preto, SP.
No evento foram liberados dados sobre a expectativa de produção para a safra 2020/19, que deverá apresentar um leve aumento, de pouco mais de 1% em relação com 2018/19, alcançando as 583 milhões de t, ante a 575 milhões de t na última temporada.
Com rendimento industrial estimado em 137,8 kg ATR/tc a Datagro projeta uma oferta total de ATR em 80,3 bilhões de t, contra 78,78 milhões em 2018/19.
Açúcar
Depois de um ano difícil, e ainda com produto em estoque, o açúcar deverá ter um leve aumento, passando de 26,51 milhões de t na temporada passada para 29,7 milhões de t na safra 2019/20.
Etanol
Mesmo vindo de um ano em alta e animado por conta do RenobaBio, a produção de etanol deverá ter uma leve queda. Segundo a consultoria, a produção cairá 600 milhões de litros, atingindo 32, 3 bilhões de litros. Desses, 1,15 bilhões de litros são oriundos do milho.
