Home Sem categoria Energia: o ponto-chave na indústria da cana
Sem categoria

Energia: o ponto-chave na indústria da cana

Compartilhar

No setor sucroenergético, a energia é um meio de economia e otimização dos negócios

O setor sucroenergético tem demonstrado um alto crescimento desde 2003, com o desenvolvimento dos carros flex e o aumento da oferta de energia produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Inicialmente, a energia gerada era quase que totalmente utilizada para consumo próprio; no entanto, muito se desenvolveu nesse meio tempo, e a exportação de bioenergia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu, em 2016, o patamar de 60%, de acordo com dados da EPE. Nesse mesmo ano, a oferta da energia provinda da biomassa representou 8% da matriz elétrica brasileira, o equivalente a 50 TWh.

 

O potencial de crescimento da bioeletricidade é notório e acompanha a evolução das tecnologias, da necessidade da diversificação da matriz energética e do crescimento do Mercado Livre de Energia, estando ainda atrelado à aquisição de novas caldeiras ou do retrofit e à redução das perdas técnicas. Para acompanhar esse crescimento, as usinas do setor precisam se preparar para o futuro, avaliando sua capacidade instalada e seu potencial de aumento da geração de energia.

 

Desde a avaliação do potencial até a substituição do retrofit podem ser feitas com empresas parceiras, que investem nas instalações e que, como contrapartida, ficam com a parcela excedente da energia gerada e não consumida pela usina, que conta com atualização do seu parque, ampliando a oportunidade de aumentar sua receita sem ter que mexer no seu caixa. Além disso, essa parceria garante a diversificação dos seus negócios, minimizando as oscilações da venda do açúcar e etanol.

 

Consultoria para eficiência energética

Para definir estratégias adequadas a cada cenário, o apoio de uma empresa especializada em gestão de energia é uma alternativa indicada. De forma geral, essas empresas oferecem suporte em todo o processo de geração e consumo de energia, buscando tendências e analisando as possibilidades de preços.

Um exemplo desse serviço é a CPFL Soluções, especialista em eficiência energética e parte do Grupo CPFL Energia, presente há mais de 100 anos no Brasil. O seu portfólio amplo oferece ao setor sucroenergético diversas possibilidades, que vão desde eficiência energética até a implementação da melhor infraestrutura de acordo com a necessidade de cada usina, por meio de redes de distribuição e subestações, por exemplo.

Além disso, a CPFL Soluções oferece um serviço completo em gestão de energia. Ela conta com uma equipe especializada para prestar consultoria e indicar as melhores alternativas para cada negócio, além de apresentar relatórios periódicos para acompanhar o desempenho energético. A gestão de contratos também é um diferencial oferecido pela empresa, pois garante apoio jurídico à companhia na comercialização de energia.

Quer saber mais sobre como a CPFL Soluções pode transformar o seu negócio e ajudá-lo a superar os desafios do mercado sucroenergético? Clique aqui.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...