Home Sem categoria Impactada pelas chuvas, moagem de cana recua no Centro-Sul
Sem categoria

Impactada pelas chuvas, moagem de cana recua no Centro-Sul

Compartilhar

A moagem de cana-de-açúcar nas indústrias da região Centro-Sul totalizou 33,56 milhões de toneladas na primeira quinzena de agosto, registrando uma queda de 26,13% sobre o montante processado em igual período da safra passada (45,44 milhões), segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

De acordo com a entidade, as chuvas intensas sobre os canaviais observadas no início deste mês foram determinantes para a redução da moagem. O acumulo das precipitações resultou numa perda média de quase cinco dias de moagem. Em algumas regiões do Paraná e São Paulo, a interrupção nas atividades chegou a nove dias.

Com reflexo da moagem, a produção de açúcar diminuiu 45,90% na primeira quinzena deste mês, atingindo 1,71 milhão de toneladas. A produção de etanol, por outro lado, apresentou ligeiro aumento de 1,10%, totalizando 1,98 bilhão de litros, contra 1,95 bilhão fabricados na mesma quinzena de 2017.
No acumulado desde o início da safra até 16 de agosto, a produção de açúcar atingiu 16,48 milhões de toneladas. O volume acumulado de etanol alcançou 18,05 bilhões de litros, sendo 5,57 bilhões de anidro e 12,47 bilhões de hidratado.

Esses números retratam o mix de produção mais alcooleiro observado desde o início da safra. Com efeito, apenas 36,37% da matéria-prima foram destinadas à fabricação de açúcar, contrastando significativamente com os 48,69% registrados até a mesma data de 2017.

“Caso não tivesse ocorrido mudança no mix das usinas, a produção acumulada de açúcar já teria superado 21 milhões de toneladas. A retração de 60,50 kg de açúcar por tonelada de cana processada verificada em 2017/2018 para 47,27 kg nessa safra, permitiu uma redução próxima a 4,6 milhões de toneladas na fabricação acumulada de açúcar até o momento”, destaca, em nota, diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Texto extraído do portal Universoagro

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...