Home Mercado Usinas contestam pedido de postos para reduzir mistura do etanol
Mercado

Usinas contestam pedido de postos para reduzir mistura do etanol

Compartilhar

As usinas produtoras de etanol dizer ser falsa a informação de que o biocombustível está com oferta restrita no mercado doméstico. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) chamou de “estarrecedor” e “indefensável” o pedido da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) para que o governo reduza a mistura na gasolina de 27% para 18%.

“É estarrecedor que interesses retrógrados e ambientalmente indefensáveis visem prejudicar a imagem do Brasil no exterior, com uma medida que faria aumentar as nossas emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global”, afirmou em nota.

Com a safra do Centro-Sul, responsável por 90% da produção nacional, iniciada em abril, a Unica diz que pelo menos 80% do suprimento de etanol anidro ao longo dos próximos 12 meses já está contratado pelos distribuidores. “É falsa a informação de que existe restrição de oferta de etanol no mercado doméstico”, garante a entidade.

Segundo a Unica, o balanço de oferta e demanda de etanol anidro, com a garantia de pleno atendimento do consumo doméstico, foi informado na semana passada ao Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Etanol (CMAE), sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME).

A Unica reforçou que a mistura do etanol anidro à gasolina “traz benefícios econômicos, técnicos e ambientais em relação aos combustíveis fósseis” e proporciona redução de 15% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação à gasolina pura. “A experiência brasileira de utilização do etanol, puro ou misturado à gasolina, é referência mundial, tanto que países como Reino Unido, Índia, Suécia e Colômbia anunciaram recentemente o incremento da utilização do biocombustível para fins de descarbonização de suas matrizes de transporte”.

Compartilhar
Artigo Relacionado
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Rali do preço do açúcar bruto deve ter vida curta conforme oferta melhora

A recente alta de preços que levou os futuros do açúcar bruto...

açúcar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar tem alta na ICE e contrato para março é negociado a 21,46 cents por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta terça-feira, 25,...

MercadoÚltimas Notícias

Preço do milho sobe quase 4% em Mato Grosso com oferta reduzida

Durante o período de entressafra, cotações tendem a apresentar sustentação O preço...

MercadoÚltimas Notícias

Menor oferta de milho no mercado spot impulsiona preços, enquanto colheita da safra verão avança

Os preços do milho registraram altas mais expressivas na última semana, segundo...