Home Destaque Usina Eldorado, da Atvos, comemora 15 anos
DestaqueUsinas

Usina Eldorado, da Atvos, comemora 15 anos

Compartilhar
A Unidade Eldorado foi a 10ª indústria a entrar no estado do Mato Grosso do Sul, tendo sido pioneira na cultura de cana-de-açúcar no estado.

Ontem, dia 20 de julho, a Usina Eldorado, da Atvos, completou 15 anos de operação. A data é significativa para toda a região, que pôde contar com os benefícios trazidos pela empresa, como geração de empregos, possibilidade de desenvolvimento de carreira, além de ter proporcionado infraestrutura às cidades do entorno da usina, como construção de casas, impulso para os comércios locais e melhorias nas rodovias e estradas.

Em 2006, a Unidade Eldorado foi a 10ª indústria a entrar no estado do Mato Grosso do Sul, tendo sido pioneira na cultura de cana-de-açúcar no estado. Localizada a 75 km da cidade de Rio Brilhante, próxima dos limites do município com as cidades de Deodápolis e Angélica, a usina começou com um parque industrial de 80 hectares e uma área de 16 mil hectares de cana-de-açúcar.

No seu primeiro mês de operação, a unidade chegou a produzir 600 mil litros de etanol por dia, e a produção de açúcar para exportação iniciou no ano seguinte. Outra marca da usina é digna de recorde: entre todas as unidades da Atvos, a Eldorado é a que possui a maior moenda e a maior caldeira.

Atualmente, a Unidade de Eldorado conta com cerca de 1.100 colaboradores diretos, com uma capacidade de moagem de 3,7 milhões de toneladas de cana (MMtc), gerando uma produção de 306 mil m3 de etanol hidratado, 135 mil m3 de etanol anidro, 180 mil toneladas de açúcar, e cogerando 140 MW de energia elétrica.

Pode-se dizer que Júnior Pardini Bazilio cresceu junto com a Unidade Eldorado. Júnior entrou na empresa um pouco depois da sua inauguração, em setembro de 2007, aos 21 anos, como controlador de logística. Ao longo dos anos, foi ganhando experiências e aproveitando oportunidades de desenvolvimento de carreira, chegando ao cargo atual de coordenador agrícola.

“Aqui na Eldorado, a possibilidade de crescimento profissional é real. Tudo o que eu tenho hoje é graças ao meu empenho e dedicação, mas também, graças às oportunidades que a empresa me proporcionou desde o começo”, destaca Júnior

De acordo com Marcelo Annes, diretor superintendente da Atvos, a trajetória da Unidade Eldorado foi marcada por pessoas que acreditam na energia limpa como um bem essencial para a humanidade.

“É gratificante saber que, ao longo da nossa história, além de termos gerado empregos e uma melhor qualidade de vida para as comunidades do entorno, também contribuímos para um compromisso maior, que é a busca por soluções criativas na produção de energia limpa e renovável para o planeta. E essa transformação é fruto da dedicação de todos os colaboradores da unidade, que são os que merecem os parabéns pelo trabalho nesses 15 anos de operação”, comemora Annes.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Santa Terezinha já moeu 8,8 milhões de toneladas, mas chuvas atrasam colheita

Excesso de chuvas deixa moagem 1,2 milhão de toneladas abaixo do projetado;...

Jalles
Últimas NotíciasDestaque

S&P reafirma rating ‘brAAA’ da Jalles com recuperação da produtividade

Agência projeta moagem de 8,1 milhões de toneladas na safra 2026/27 e...

DestaquePopularÚltimas Notícias

Grupo SIBIUM Analytics passa a fazer parte do grupo xFarm Technologies e amplia atuação no setor sucroenergético

União combina a expertise da SIBIUM Analytics no mercado brasileiro de cana-de-açúcar...

Últimas NotíciasDestaque

Centro-Sul pode encerrar safra com 14 milhões de toneladas de cana bisada

Pecege estima moagem de 640,7 milhões de toneladas em 2026/27, com produtividade...