Home Últimas Notícias ICMS: Câmara fecha acordo para votar texto hoje
Últimas Notícias

ICMS: Câmara fecha acordo para votar texto hoje

Imagem/Ilustrativa: RPAnews
Compartilhar

Depois de muitas conversas e negociações, finalmente foi fechado um acordo para colocar um texto em votação amanhã que votará a questão da uniformização do ICMS (Imposto Isobre Circulação de Mercadorias e Serviços). De acordo com o autor do projeto que limita as alíquotas do ICMS,  Danilo Forte (União Brasil-CE), seria criado um “gatilho temporário” para evitar perdas de arrecadação expressivos. Toda vez que a arrecadação total de ICMS apresentasse queda superior a 5%, o governo federal seria obrigado a ressarcir os governos estaduais.

No entanto, esse gatilho só poderia ser valido pelo período de seis meses, logo após o inicio da vigência dessa nova lei, caso o projeto seja aprovado tanto na câmara como no senado federal. No início do dia, havia negociações para que o gatilho fosse permanente, o que agradava muito os governos estaduais, mas a ideia foi barrada pelo Ministério da Economia.

Esse gatilho temporário, de acordo com interlocutores dos governadores e dos secretários estaduais de fazenda, esse gatilho não resolve, porque em médio e longo prazo os governos poderão ter perdas de arrecadação muito expressivas. O cálculo é de que a perda seja de até R$ 80 bilhões em um ano. É uma cifra rebatida pelo governo federal e pelo autor do projeto, Danilo Forte (União Brasil-CE), que diz que uma vez que os contribuintes tiverem alívio em combustíveis e energia, eles vão passar a gastar mais em outras áreas e portanto, essa arrecadação simplesmente vai migrar de um setor para outro.

Segundo o deputado, autor do projeto, há expectativa de aprovação no plenário da casa e caminho livre no senado. “Ninguém aguenta mais a inflação. Não é possível que os deputados se virem as costas para o povo que eles representam. o próprio Senado diante do constrangimento que foi o não cumprimento do PL 211, os próprios senadores estão se sentindo enganados. É hora de eles terem oportunidade de dizerem ao povo brasileiro: nesse PL 18, vamos reduzir a conta dos impostos”, disse em entrevista a GloboNews.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...