Home Últimas Notícias Etanol pode ser protagonista na eletrificação dos automóveis
Últimas Notícias

Etanol pode ser protagonista na eletrificação dos automóveis

Protótipo da Nissan utiliza etanol para gerar hidrogênio que alimenta célula a combustível (Foto: Nissan | Divulgação)
Compartilhar

*Boris Feldman

Olha! Vamos devagar com o andor com essa história de carro elétrico. É lógico que a tendência é dele mesmo. Em mais dia, menos dia, o mundo inteiro vai ter carro elétrico.

Mas no Brasil, especialmente, hã alguns probleminhas. Primeiro deles é o preço: O elétrico é muito caro porque as baterias custam muito. Segundo, com esse país de dimensões continentais, você não pode ter um carro elétrico para ir para qualquer lugar, porque nem todas as estradas, aliás, muito poucas, têm eletroposto para carregar a bateria.

E para recarregar, às vezes, você vai demorar 1h, 2h. Sem dizer que você pode chegar no eletroposto e já ter carro na fila esperando. Já pensou?

Etanol

Além disso, nós temos uma solução excepcional, que se chama etanol. Etanol é sempre limpo. E não é como o carro elétrico, porque quando você recarrega, por exemplo, na Europa, onde tem usina térmica com diesel ou usina de carvão, você não está poluindo onde você anda com o carro, mas está poluindo lá onde se gera essa energia elétrica, não é mesmo?

O etanol não, o etanol é limpo. E o etanol permite várias soluções limpas. Por exemplo, o carro híbrido, motor a combustão e elétrico, mas o combustão, em vez de gasolina, pode usar o etanol. Então, a poluição é quase nenhuma.

Hidrogênio

Mais, o etanol dá origem ao hidrogênio, dele você pode tirar o hidrogênio. Com o hidrogênio você alimenta no carro uma célula a combustível, fuel cell. Ela gera energia elétrica para o carro andar. Então, é uma outra possibilidade do uso do etanol para evitar a poluição do ambiente e sem investir uma nota preta em um carro elétrico que, não só custa caro, como ainda existem, até hoje, restrições em muitas regiões do país para que ele seja utilizado.

*Boris Feldman é jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Conteúdo Original do Portal Autopapo

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasOpinião

[Opinião] Etanol de milho sustenta E30 e reafirma Brasil na transição energética

Por Guilherme Nolasco* A partir de 1º de agosto, o Brasil adotará...

AgrícolaÚltimas Notícias

Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar

Estudo da Unesp demonstrou que o fertilizante orgânico melhorou a fertilidade do...