Home Últimas Notícias Deputados de Goiás aprovam contribuição do agronegócio para compensar redução do ICMS
Últimas Notícias

Deputados de Goiás aprovam contribuição do agronegócio para compensar redução do ICMS

Compartilhar

Com 22 votos a favor e 14 contrários, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação nesta quarta-feira, 23, a chamada contribuição Fundeinfra, que pode atingir até 1,65% sobre a venda de produtos como a soja e que tem sido alvo de duras críticas de produtores. Agora, a matéria segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

O objetivo da nova contribuição é compensar parte das perdas de arrecadação que o estado vem tendo com a redução do ICMS para combustíveis, energia e telecomunicações.

Os recursos, destacou a Alego em nota, serão direcionados à implementação de políticas e ações administrativas nas áreas de infraestrutura agropecuária, transportes, manutenção, conservação, pavimentação, entre outras.

A contribuição de Goiás foi inspirada em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que tem programas semelhantes.

O presidente da Associação de Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos do Estado de Goiás (Aprosoja), Joel Ragagnin, lamentou a aprovação do projeto e disse à Reuters que a entidade está avaliando ir à justiça, mas que há “outros passos” que também podem ser dados, como a atuação da entidade no processo que vai definir os detalhes da cobrança da taxa.

“A gente tem que entender primeiro a viabilidade dessas medidas judiciais. Para isso, temos que verificar como vai ser a regulamentação da matéria, como vai ser essa cobrança”, disse Ragagnin.

Reuters/Rafaella Barros

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...