Home Últimas Notícias Fertilizantes: preços de nitrogenados tiveram redução de 6%
Últimas Notícias

Fertilizantes: preços de nitrogenados tiveram redução de 6%

Compartilhar

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou o número mais favorável dos últimos cinco meses em dezembro de 2022, fechando o ano em 1,03 – ante 1,1 em novembro. Assim, os produtores rurais têm uma relação de troca e uma rentabilidade positiva. Esse cenário se deve à combinação de uma ligeira redução nos preços dos fertilizantes, associado com a apreciação das commodities.

Na média, houve uma redução de 6% nos preços dos fertilizantes, principalmente nitrogenados. Já os preços dos fosfatados se firmaram com a retomada da demanda no Brasil e estoques mais ajustados, confirmando reversão de tendência dos últimos meses.

Já as commodities subiram, na média, quase 1% na comparação com novembro, com recuperação de preços liderada pela cana-de-açúcar, de 2%. A soja ficou praticamente estável em relação ao ano passado, com um aumento de 0,02% em um cenário de boas expectativas de demanda chinesa, ainda que o plantio na América do Sul venha apontando para uma safra muito boa e com bastante oferta de produto. O milho manteve uma leve alta de 0,3%.

A expectativa, de acordo com análise da Mosaic Fertilizantes,  é que o milho safrinha seja plantado dentro da janela ideal. A presença do La Niña chama atenção, mesmo que os impactos no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda não possam ser mensurados.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior feira mundial de bioenergia

Evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP, e reúne...

Últimas Notícias

Usina Cedro inicia oficialmente a moagem da safra 2025/26 em Paranaíba (MS)

O início das operações da usina Cedro, em Paranaíba (MS), aconteceu formalmente...

Últimas Notícias

MPT divulga resgate de 563 trabalhadores em condições análogas à escravidão em obra ligada à 3tentos

Condições de trabalho na usina da 3tentos em Porto Alegre do Norte...

Últimas Notícias

Etanol de trigo ganha espaço no Brasil com inauguração de usina no Rio Grande do Sul

Tradicionalmente produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol enfrenta limitações em regiões...