Home Últimas Notícias PE: Chuvas devem continuar na região canavieira até início de maio
Últimas Notícias

PE: Chuvas devem continuar na região canavieira até início de maio

Compartilhar

O fim da moagem das usinas marca o início dos tratos culturais e da plantação da nova safra de cana de açúcar em Pernambuco. O período tem sido chuvoso. Até acima da média, sobretudo na Zona da Mata Sul, que é mais chuvosa que à porção Norte historicamente. Um dos destaques foi em Escada, com pluviometria de 69% acima da média no mês passado. O início de abril seguiu neste padrão para toda a região canavieira e, apesar das condições que apontam a chegada do El Niño, cujo constuma reduzir a chuva na região, outras condições atmosféricas (ZCIT e Maddem & Julian) mantêm o índice pluviométrico favorável para até o início de maio. A informação é da previsão climática da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

A previsão completa consta no 2° boletim emitido pelo meteorologista Alexandre Magno, doutor nesta área pela Universidade Federal de Campina Grande/PB (UFCG), contratado pela associação pernambucana. O serviço foi implantado no último mês. Tem como objetivo subsidiar os 8 mil canavieiros associados à AFCP. “Auxilia na tomada de decisão deles no planejamento dos canaviais, visto que a agricultura depende da água, sendo insumo principal, sobretudo no início da safra”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

“Até o momento, mesmo também com um cenário futuro de El Niño, não há perspectivas concretas para a redução das precipitações sobre as Mata Norte e Sul. E a grande maioria dos modelos de previsão de clima aponta para um trimestre com precipitações de normal a acima da média”, prevê Magno.

Apesar disso, o meteorologista diz que ainda se observa a atuação de constantes instabilidades do oceano Atlântico em direção ao continente, no caso em particular ao litoral e que ainda permanecem favoráveis à evolução das precipitações pluviométricas, causadas por condições atmosféricas de larga escala, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a Oscilação de Maden & Julian). “Assim, as perspectivas sobre a zona canavieira devem permanecer favoráveis ao longo de abril e início de maio, com precipitações regulares e totais de normais a acima da média histórica”, aponta.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...