Home Últimas Notícias Secretaria de Agricultura apresenta novas soluções para o produtor rural regularizar sua propriedade
Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura apresenta novas soluções para o produtor rural regularizar sua propriedade

Foto Ilustração - Crédito: Coopersucar
Compartilhar

Exigência do novo Código Florestal, o CAR é o primeiro passo para que o produtor rural tenha segurança quanto ao status do seu patrimônio e o meio ambiente, preservação e recuperação.  

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 05 de maio de 2023, resolução da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com vistas ao aprimoramento dos atendimentos, procedimentos e condutas relacionadas à regularização ambiental dos imóveis rurais.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), informação autodeclaratória na qual o produtor rural indica as fronteiras de sua propriedade, assim como a área destinada ao plantio ou criação, mata nativa, nascentes, etc.  Esse procedimento, embora fundamental, não encerra sua participação no processo. Depois de preenchido o CAR, essas informações são analisadas pela Secretaria de Agricultura e o produtor tem a oportunidade de aceitar totalmente a verificação realizada pela Pasta, aceitar parcialmente ou não aceitar.

A Resolução SAA 20 traz duas novas modalidades de atendimento e acompanhamento das demandas relacionadas ao CAR e à regularização ambiental de imóveis rurais, introduzindo, para este fim, os sistemas Doc.Car e Fale CAR-SP.

O Doc.Car é um sistema interno, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), destinado a acompanhar e gerir os atendimentos das demandas de órgãos externos. Já o Fale CAR-SP, é um canal eletrônico disponibilizado no PORTAL CAR/PRA para o orientação e atendimento das solicitações de   proprietários e/ou possuidores de imóveis rurais

Em outra resolução, publicada no mesmo dia, a Resolução SAA 22, cria o Grupo Técnico da Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais (GTRA), com o objetivo de estabelecer diretrizes e acompanhar a melhoria contínua dos procedimentos afetos à regularização ambiental dos imóveis rurais no Estado de São Paulo com vistas a melhor eficiência, celeridade e efetividade na condução desses processos.

O GTRA é composto por representantes da CATI e da Coordenação de Assuntos Estratégicos da Pasta e poderá, quando necessário, convidar representantes de órgãos públicos ou privados, organizações da sociedade civil e especialistas, a fim de contribuir com os trabalhos.

Ambas as resoluções introduzem instrumentos importantes que, juntamente com o SICAR/SP, permitirão à Secretaria de Agricultura monitorar e gerir as ações afetas ao CAR e ao PRA; e, principalmente dialogar com todos os interessados e realizar um atendimento mais eficiente e célere.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Comemoração dos 50 anos do Proálcool reúne líderes e autoridades em São Paulo

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...

Últimas Notícias

Exportação de etanol dos EUA recebe apoio de pagamentos do governo, diz diretor da ISO

Os subsídios do governo dos Estados Unidos aos produtores de milho estão...

Últimas NotíciasDestaque

Justiça bloqueia R$ 379,5 milhões da usina de etanol investigada por sonegação em Mato Grosso

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MT) obteve decisão judicial que...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...