Home Últimas Notícias Brasil quer ampliar cota de exportação de açúcar para os Estados Unidos
Últimas Notícias

Brasil quer ampliar cota de exportação de açúcar para os Estados Unidos

Compartilhar

O Brasil quer aumentar a cota de exportação de carne bovina e de açúcar para os Estados Unidos e exportar carne de frango e limão taiti para o país norte-americano. Essas aberturas e ampliações de mercado serão negociadas durante missão do Ministério da Agricultura ao país, iniciada ontem, 11. O grupo é liderado pelo secretário de comércio e relações internacionais da pasta, Roberto Perosa.

“Queremos, no mínimo, dobrar a cota de exportação de carne bovina, de 65 mil toneladas ao ano, e aumentar a cota de exportação de açúcar”, disse Perosa em entrevista exclusiva ao Broadcast Agro. Hoje, a cota de açúcar brasileiro que pode ser enviado aos EUA com regime tributário especial é definida a cada safra.

Em contrapartida, do lado dos Estados Unidos, há o desejo pela redução da tarifa de importação aplicada no Brasil sobre o etanol norte-americano, hoje de 18%. Os EUA estão entre os principais destinos do biocombustível brasileiro.

“O governo sabe onde dói e onde não dói. Para haver negociação comercial, um acordo tem de ser bom para os dois lados. Se na nossa percepção, a proposta americana for de equilíbrio, fecharemos acordo nos temas compactuados”, pontuou.

Diferentemente de outros segmentos, os dois países são competidores globais no agronegócio e disputam espaço na exportação de grãos e de carnes. Ambos estão entre os cinco maiores produtores de soja, milho e carne bovina do mundo.

Hoje, a exportação domina brasileira predomina na balança comercial do agronegócio entre os países. Em 2023, o Brasil desembolsou US$ 843,56 milhões com a internalização de produtos agropecuários norte-americanos, enquanto a receita de exportação gerou US$ 9,82 bilhões, sobretudo de celulose, madeira e café, segundo dados do Agrostat.

Ainda na missão, o governo brasileiro apresentará o programa de conversão de pastagens degradadas em áreas agricultáveis a fundos de investimento dos Estados Unidos. A ideia é pautar o tema dentro da agenda de investimentos sustentáveis do país.

Agência Estado/Isadora Duarte

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...