Home Últimas Notícias Alvorada inicia terraplanagem da usina de etanol de milho em Canarana (MT)
Últimas Notícias

Alvorada inicia terraplanagem da usina de etanol de milho em Canarana (MT)

Compartilhar

A Agrícola Alvorada anunciou que já começou as obras de sua usina de etanol de milho de Canarana (MT). Com previsão de conclusão para abril de 2025, a unidade prevê a geração de até 1,5 mil empregos durante a fase de construção e capacidade de produção de 630 mil litros de etanol por dia.

A Agrícola Alvorada, empresa que trabalha com a revenda de grãos e insumos, afirma que a usina é um projeto para diversificar suas operações. A iniciativa de verticalização está em linha com a missão da companhia de oferecer soluções completas que gerem valor ao produtor rural.

“Ao passo em que avançamos em nosso plano de crescimento, ampliamos o portfólio de opções que beneficiam nossos parceiros. Ao garantir demanda pelo produto, a unidade de etanol de milho vai aumentar a liquidez dos produtores da região, além de contribuir para a geração de renda das comunidades do entorno, estimulando a economia local”, afirma o sócio-presidente da Alvorada, Jarbas Weis.

Recentemente, a Câmara Municipal de Canarana aprovou o projeto de Lei Complementar nº 13/2023, que concedeu incentivo fiscal à empresa Agrícola Alvorada, para a instalação da usina. O projeto é de autoria do prefeito Fábio Faria.

Com isso, a companhia recebeu uma isenção, pelo prazo de dez anos, para os impostos Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI).

Em contrapartida, a Alvorada investirá o valor aproximado de R$ 1,3 bilhão no empreendimento. A companhia também se obriga a gerar novos postos de trabalhos diretos e indiretos, além de garantir o incremento no valor adicionado do Índice de Participação do Município (IPM) de Canarana por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), mediante faturamento de todas as operações.

Na mesma sessão, os vereadores também pediram para a empresa que instale, junto à futura planta, um posto para venda direta de etanol. Por conta da isenção, o etanol poderá ser ofertado a um custo mais barato, conforme permite a legislação vigente no Brasil.

Portal O Pioneiro, MT

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...