Home Últimas Notícias Usina canavieira obtém autorização para recolher imposto sem receitas de exportação
Últimas Notícias

Usina canavieira obtém autorização para recolher imposto sem receitas de exportação

Compartilhar

Justiça de MG se baseou em entendimentos recentes do STF e do CARF

A 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Uberaba, MG proferiu decisão, confirmando liminar anteriormente deferida, para autorizar uma usina do setor sucroalcooleiro a recolher a contribuição devida ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que lhe é exigida sobre sua receita bruta de comercialização, com a exclusão das receitas oriundas de operações de exportação.

A empresa, representada pelo escritório Dalla Pria Advogados, havia ajuizado mandado de segurança preventivo, em face da Receita Federal, sustentando a interpretação equivocada dada pelo art. 148 da Instrução Normativa RFB n° 2.110/2022, que trata a contribuição ao SENAR como de natureza de interesse das categorias profissionais ou econômicas, não estaria abarcada pela regra imunizante nas operações de exportação.

Em sua decisão, o juiz Mauro Henrique Vieira mencionou julgamento de abril do ano passado (Recurso Extraordinário n° 1.369.122, 1ª Turma) em que o STF reconheceu, por unanimidade de votos, que a contribuição ao SENAR não deve recair sobre as receitas decorrentes de exportação, sob pena de violação direta ao art. 149, § 2º, I, da Constituição Federal, vez que é enquadrada entre as contribuições sociais gerais, instituída com a finalidade de custear ações e serviços pertinentes ao Título VIII da CF/1988. Mesmo entendimento teve o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) (autos n. 11060003427200918 2402-011.964), em julgamento de agosto de 2023, também citado pelo magistrado.

De acordo com Rodrigo Dalla Pria, sócio do Dalla Pria Advogados, “A tendência é que, a partir da interpretação dada pelo STF, decisões como essa formem jurisprudência sobre a questão, mitigando a insegurança jurídica para os contribuintes que se encontram em situação similar, construindo um cenário de incentivo à competitividade do agronegócio nacional.”

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Impasse no CONSECANA-SP adia eleição da nova diretoria e leva UNICA a contratar CEPEA para cálculo do ATR

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que ocupa a Vice-Presidência do...

Últimas Notícias

Lista de exportações brasileiras isentas de nova tarifa dos EUA não inclui açúcar e etanol

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quarta-feira,...

Últimas Notícias

Pindorama inicia moagem de grãos 2025/26 e estima triplicar produção de etanol

Produção de etanol e WDG ocorre na entressafra da cana-de-açúcar e tem...

India
Últimas Notícias

Produção de açúcar da Índia deve crescer para 30 mi t em 2025/26, diz associação

A produção líquida de açúcar da Índia em 2025/26 deve aumentar para...