Home Últimas Notícias Projeto de lei Combustível do Futuro já está no Senado
Últimas Notícias

Projeto de lei Combustível do Futuro já está no Senado

Compartilhar

O Senado Federal vai analisar o projeto de lei (PL 528/2020) do Combustível do Futuro, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. O relator da proposta será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Dividido em seis eixos, o Combustível do Futuro surgiu de uma proposta do Poder Executivo e já foi aprovado pelos deputados. O projeto estabelece uma nova margem para a participação de recursos renováveis na mistura dos combustíveis fósseis.

De acordo com o texto, a mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. E, a partir de 2025, será acrescentado 1 ponto percentual de mistura de biodiesel ao diesel tradicional, até atingir 20%, em março de 2030.

O projeto também prevê uma compensação tributária para usinas de biocombustíveis e destilarias que produzirem combustíveis de fontes agrícolas renováveis, provenientes da cana-de-açúcar, milho e soja. A avaliação das metas ficará por conta do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A aposta do setor é a de que o Combustível do Futuro diminua as emissões de gases do efeito estufa. “O projeto reconhece, incentiva e valoriza os biocombustíveis nacionais, valoriza rotas tecnológica, como o biodiesel. Para você ter ideia, em comparação ao diesel fóssil, a utilização de biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa de 70% a 94%, dependendo da matéria-prima e do processo industrial utilizado”, avalia o gerente de relações institucionais da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlos Müller.

O Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel no mundo. Só fica atrás dos Estado Unidos. Para o relator da Câmara, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), o incentivo aos biocombustíveis vai trazer emprego e renda ao país. “Biocombustíveis rima, sim, com a sustentabilidade, mas biocombustível significa emprego, investimento, renda, combater as desigualdades, criar mais oportunidades no nosso país”, afirma.

Agência Senado/Luiz Felipe Liazibra
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...