Home Últimas Notícias Canaoeste celebra 79 anos com programa de descarbonização na Fenasucro
Últimas Notícias

Canaoeste celebra 79 anos com programa de descarbonização na Fenasucro

DCIM100MEDIADJI_0036.JPG
Compartilhar
O CanaoesteGREEN atuará na neutralização das emissões de carbono em estandes e áreas comuns da feira

A celebração dos 79 anos da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) será marcada pelo lançamento do programa de descarbonização CanaoesteGREEN, durante a Fenasucro & Agrocana, a maior feira mundial do setor bioenergético.

O programa CanaoesteGREEN, de caráter voluntário, foi criado com o objetivo de valorizar os produtores rurais de cana-de-açúcar, focando no sequestro de carbono e na preservação da vegetação existente em propriedades rurais dos associados da entidade.

Por meio do programa, os geradores de gases de efeito estufa (GEE) podem contratar o cálculo das emissões, estimando a área necessária para o sequestro dos gases com base em metodologias existentes. Todo o processo é realizado, de forma automatizada, em uma plataforma digital desenvolvida pela parceira GMG Ambiental.

Segundo Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste, esse projeto embrionário reforça o compromisso com a preservação de Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e Fragmentos de Vegetação Nativa em propriedades rurais, promovendo um futuro mais justo, perene e sustentável.

Inédito, o programa será lançado na Arena de Sustentabilidade da Fenasucro, onde será possível estimar as emissões de carbono dos estandes e das áreas comuns da feira, realizando a compensação em áreas de vegetação nativa (sumidouros) localizadas em propriedades de produtores rurais associados à Canaoeste e certificadas pela Bonsucro.

“Mais uma vez, a Fenasucro sai na frente, buscando parcerias e oportunidades para visitantes e expositores, que, no decorrer da feira, poderão neutralizar suas emissões de carbono”, destacou Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana.

Para Montabone, a iniciativa da Canaoeste “pode se converter em novos recursos financeiros aos produtores rurais e possibilita a união de toda a cadeia de bioenergia em prol de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, pontuou.

Fundada em 22 de julho de 1945, a Canaoeste vem, ao longo de oito décadas, desenvolvendo um trabalho efetivo na defesa dos direitos e interesses dos produtores de cana nas indústrias e no governo, por meio de representação e serviços de excelência ao associado, com ações focadas na sustentabilidade.

“Inovação tem sido uma das características predominantes da Canaoeste desde a sua fundação. Com o Canaoeste Green, mostramos que nossos associados estão cada vez mais inseridos na pauta de sustentabilidade, cada vez mais relevante para a manutenção do nosso planeta”, destaca Torcato.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...