Home Mercado Alta do milho persiste com foco dos produtores na colheita da safra verão e incertezas sobre a segunda safra
MercadoÚltimas Notícias

Alta do milho persiste com foco dos produtores na colheita da safra verão e incertezas sobre a segunda safra

Compartilhar

Os preços do milho seguem em alta na maior parte das regiões monitoradas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), refletindo desafios na colheita da safra verão e incertezas quanto à segunda safra. Levantamentos indicam que os produtores permanecem focados no campo, priorizando a colheita e o escoamento da soja, o que mantém a oferta de milho reduzida no mercado spot.

Segundo pesquisadores do Cepea, há preocupações crescentes com a semeadura da segunda safra, que pode ocorrer fora da janela ideal. Caso isso se confirme, o potencial produtivo pode ser afetado, reduzindo a oferta do cereal no médio prazo. Além disso, compradores continuam tentando recompor estoques, mas enfrentam pedidos elevados dos vendedores e dificuldades na logística, uma vez que os fretes seguem limitados pelo escoamento da soja.

Na semana anterior, encerrada em 10 de fevereiro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (base Campinas – SP) já havia ultrapassado os R$ 76/saca de 60 kg, o maior valor registrado desde abril de 2023. O movimento de alta foi impulsionado pela retração dos vendedores, que aguardavam novas valorizações, e pelos custos logísticos elevados.

De acordo com o Cepea, a tendência de preços ainda dependerá do ritmo da colheita e da evolução da segunda safra, cujo plantio enfrenta incertezas climáticas e operacionais.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol: preço hidratado sobe com vendas firmes

Depois de recuarem por cinco semanas consecutivas, os preços do etanol hidratado...

Últimas Notícias

Com baixa liquidez, açúcar cristal tem queda de 8% na parcial de junho

A liquidez no mercado à vista de açúcar cristal branco está baixa...

Últimas NotíciasDestaque

São Martinho prevê moagem 3,7% maior e ATR médio 1,9% menor na safra 2025/26

A São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos brasileiros, divulgou seu guidance...

Últimas Notícias

Joint Venture de CMAA e Czernikow, a 2C Energia, inaugura primeira usina solar

A transição energética no Brasil ganhou um novo impulso com a inauguração...