Home Últimas Notícias Tesouro suspende contratações de linhas de financiamento do Plano Safra 2024/25
Últimas Notícias

Tesouro suspende contratações de linhas de financiamento do Plano Safra 2024/25

Compartilhar

O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira, 20, a suspensão de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25. A medida, que passa a valer a partir de hoje, 21, não contempla operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo ofício enviado às 25 instituições financeiras operadoras do crédito subsidiado, a decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros.

Conforme documento assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, a medida ocorre após a divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela secretaria de política econômica, no início do mês, e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros.

“As estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional”, diz o ofício.

Na semana passada, o subsecretário de política agrícola e negócios agroambientais da secretaria de política econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, havia sinalizado que o governo poderia realocar saldos de recursos de linhas equalizadas do Plano Safra atual para linhas de financiamento do Pronaf, nas quais há esgotamento de recursos.

Com informações da Agência Estado / Audryn Karolyne
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol: preço hidratado sobe com vendas firmes

Depois de recuarem por cinco semanas consecutivas, os preços do etanol hidratado...

Últimas Notícias

Com baixa liquidez, açúcar cristal tem queda de 8% na parcial de junho

A liquidez no mercado à vista de açúcar cristal branco está baixa...

Últimas NotíciasDestaque

São Martinho prevê moagem 3,7% maior e ATR médio 1,9% menor na safra 2025/26

A São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos brasileiros, divulgou seu guidance...

Últimas Notícias

Joint Venture de CMAA e Czernikow, a 2C Energia, inaugura primeira usina solar

A transição energética no Brasil ganhou um novo impulso com a inauguração...