Home Últimas Notícias Tesouro suspende contratações de linhas de financiamento do Plano Safra 2024/25
Últimas Notícias

Tesouro suspende contratações de linhas de financiamento do Plano Safra 2024/25

Compartilhar

O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira, 20, a suspensão de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25. A medida, que passa a valer a partir de hoje, 21, não contempla operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo ofício enviado às 25 instituições financeiras operadoras do crédito subsidiado, a decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros.

Conforme documento assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, a medida ocorre após a divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela secretaria de política econômica, no início do mês, e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros.

“As estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional”, diz o ofício.

Na semana passada, o subsecretário de política agrícola e negócios agroambientais da secretaria de política econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, havia sinalizado que o governo poderia realocar saldos de recursos de linhas equalizadas do Plano Safra atual para linhas de financiamento do Pronaf, nas quais há esgotamento de recursos.

Com informações da Agência Estado / Audryn Karolyne
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol volta a subir no mercado spot paulista no início de março com aquecimento da demanda

Os preços dos etanóis hidratado e anidro voltaram a subir neste começo...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal recua no mercado spot paulista na primeira semana de março

Os preços do açúcar cristal branco registraram queda na primeira semana de...

Temos VagasÚltimas Notícias

Usina Coruripe oferece vagas de emprego em Minas Gerais, Alagoas e São Paulo

A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético do país,...

Últimas Notícias

Crise na Raízen chega à Cosan e prejuízo da holding vai a R$ 5,8 bilhões no 4º trimestre

Apesar de bilionária, a cifra representa uma melhora de quase 40% em...