Home Últimas Notícias Alckmin: Aumento da mistura de etanol na gasolina deve ser votado em breve
Últimas Notícias

Alckmin: Aumento da mistura de etanol na gasolina deve ser votado em breve

Compartilhar

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (14) que o aumento da mistura de etanol na gasolina, de 27% para 30%, deverá ser votado na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“Eu acho que pode entrar na próxima reunião”, declarou durante painel no 3º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho). “Temos a discussão para passar a mistura de 27% para 30%. Os testes deram positivos, tanto em quatro rodas quanto em duas rodas. Está bem encaminhado”, completou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia sinalizado que o tema está pacificado e que o novo percentual deverá ser oficializado em breve.

Alckmin ainda anunciou que o governo deve lançar em breve o IPI verde, uma medida que prevê a redução de impostos para veículos elétricos, híbridos e movidos a etanol.

Exportações para a China

Durante o evento, Alckmin também celebrou a abertura do mercado chinês para o DDG (grãos secos de destilaria), coproduto das usinas de etanol de milho usado na alimentação animal. Segundo o ministro, a medida fortalece ainda mais o crescimento do etanol de milho no Brasil.

“A China, que tinha aberto seu mercado para o sorgo, agora, na viagem do presidente Lula, abriu mercado para o DDG. Isso abre enorme possibilidade de exportação”, afirmou.

Plano Safra 2025/26

Sobre o Plano Safra 2025/26, Alckmin destacou que o novo ciclo deverá ser ainda maior que os anteriores, que bateram recordes em volume de recursos. Ele também apontou a necessidade de reforçar o seguro rural, especialmente diante dos impactos das mudanças climáticas.

“O Plano Safra nesse momento está sendo discutido. Os dois últimos foram recordes, este precisa ser maior”, disse. “O seguro rural vai ter que crescer porque as mudanças climáticas são uma realidade”, afirmou.

Alckmin também defendeu a criação de um planejamento de longo prazo para evitar a pressão anual sobre a definição da política agrícola. A proposta é uma das principais reivindicações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...