Home Últimas Notícias Usina Rubi S.A. dobra exportação de energia atingindo 30 mil MWh por ano
Últimas NotíciasDestaque

Usina Rubi S.A. dobra exportação de energia atingindo 30 mil MWh por ano

Usina
Unidade da Rubi S.A., em Rubiataba (GO), que dobrou sua exportação anual de energia renovável e se consolida como referência na geração a partir da biomassa da cana-de-açúcar. (Foto: Divulgação)
Compartilhar

O volume gerado por hora pela usina é suficiente para abastecer mais de 24 mil residências.

A usina Rubi S.A de Rubiataba, em Goiás, dobrou sua expectativa anual de exportação de energia, passando de 15 mil para 30 mil megawatts-hora (MWh). O volume gerado por hora é suficiente para abastecer mais de 24 mil residências. O avanço posiciona a empresa como um dos principais polos de geração de energia renovável da região Norte goiano e reforça seu papel na transição energética nacional.

O salto de produção tornou-se possível após a usina receber autorização oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a operação comercial da sua Unidade Geradora 3 (UG3), com potência instalada de 30 MW. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de maio de 2025, por meio do Despacho nº 1.317, emitido pela Superintendência de Fiscalização Técnica da Aneel. A Rubi S.A. também finalizou toda a documentação necessária com a Equatorial Energia, distribuidora responsável pela região, o que garantiu a ampliação da capacidade de exportação de energia elétrica de 5 para 10 MW/hora.

Atualmente, dos 40 MW instalados na usina, 11 MWh são utilizados internamente para operação industrial, 2 MWh são destinados à fertirrigação eletrificada e até 10 MWh estão sendo exportados. Além disso, a usina ainda possui um potencial de expansão de mais 17 MWh, a serem incorporados com investimentos futuros em modernização de caldeiras e motores elétricos.

A energia gerada é proveniente da biomassa da cana-de-açúcar, por meio da queima do bagaço in natura resultante da moagem. Segundo o gerente industrial da usina, Ricardo Andrade, esse processo, totalmente sustentável, utiliza caldeiras para transformar o vapor d’água em energia térmica que movimenta turbo geradores. O sistema evidencia o potencial do setor sucroenergético na geração de energia limpa, com baixo impacto ambiental.

“A autorização é um marco para a Usina Rubi e para o município de Rubiataba. Estamos exportando o dobro de energia que poderia abastecer toda a cidade. Isso reforça nosso papel como referência em energia renovável”, destaca.

Com a expansão, a Rubi S.A. fortalece sua atuação no setor energético, gera impacto positivo no desenvolvimento regional e contribui para a descarbonização da matriz elétrica brasileira.

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Iniciativa une formação técnica e experiência prática para jovens que desejam iniciar carreira...

Últimas NotíciasDestaque

Safra de cana em Minas deve crescer 11,6% e atingir 83,3 milhões de toneladas em 2026/27

Segundo a SIAMIG Bioenergia, avanço é puxado por ganho de produtividade e...

Últimas Notícias

Governo deve anunciar aumento da mistura do etanol na gasolina para 32%

Medida que eleva teor de biocombustível compõe pacote do governo de ações...

Últimas Notícias

Tempo seco em área central do Brasil ameaça milho tardio, mas favorece colheita de cana

Um tempo mais seco em parte da região central do Brasil coloca...